Land Rover trabalha no off-road autônomo

Marca inglesa quer adaptar para seus carros uma das tendências mais fortes para os próximos anos
Range Rover autônomo em teste no percurso off-road

Range Rover autônomo em teste no percurso off-road | Imagem: Divulgação

Para desespero de quem é fã e dirigir ou alegria dos que querem o máximo em comodidade, a Land Rover anunciou que já trabalha para adaptar os sistemas de direção autônoma também situações off-road, marca registrada de seus modelos. 

O sistema é conhecido em português como Direção Autônoma em Todos os Terrenos e tem como objetivo fazer com que os modelos autônomos da Land Rover percorram com a mesma desenvoltura não só as vias pavimentadas como também os trechos off-road e até mesmo em situações de clima adversas como muita chuva ou neve.

Para ajudar nessa função, os futuros modelos da marca contarão com o Path 3D Sensing, que combina sensores ultrassônicos de câmera, sensores LIDAR que medem a distância até um obstáculo com o uso de raios-laser, além de radares, que dão ao veículo uma visão 360° do terreno ao redor. O sistema é tão complexo e avançado que pode determinar as características da superfície e considerar a largura dos pneus para a melhor maneira de se trafegar em situação de chuva intensa ou neve, sempre planejando a melhor rota.

Esses sensores ultrassônicos são capazes de identificar as condições de piso cinco metros à frente do veículo. Isso possibilita ao sistema Terrain Response mudar automaticamente seu modo de asfalto para areia, por exemplo, antes de o veículo sair de um piso para outro. Isso irá otimizar o desempenho off-road, sem perda de impulso ou controle.

No vídeo abaixo é possível ver a demonstração da tecnologia Dedicated Short Range Communications (DSRC), criando o “Off-road Connected Convoy”. Esse sistema de comunicação sem fio de veículo-para-veículo (V2V) compartilha informações em tempo real entre os dois modelos que incluem: suas respectivas localizações, se alguma das rodas está sem aderência, alterações de altura da suspensão e articulação de cada roda, o uso do controle de progresso All-Terrain (ATPC) e qual é o modo Terrain Response atual.

Ainda não previsão de quando as tecnologias começarão a ser aplicadas nos carros da marca.