O Nissan Leaf, primeiro veículo totalmente elétrico da marca japonesa a ganhar as ruas, está em São Paulo (SP). O veículo alternativo é o carro oficial da IV Conferência de Prefeitos da C40 São Paulo, evento marcado para acontecer entre 31 de maio a 3 de junho e que reúne os prefeitos das 40 maiores cidades do mundo. O encontro entre os políticos prevê a discussão sobre a situação ambiental do planeta relacionada a adoção de transportes menos poluentes.

A Nissan terá a disposição do evento 10 unidades do Leaf a disposição dos participantes para analises e impressões de condução. O carro elétrico desenvolvido pela empresa nipônica possui um conjunto de baterias de íons de lítio que garante um alcance de até 160 km. A recarga do sistema é feita pela rede elétrica convencional e demora entre oito a doze horas.

Leaf em São Paulo

O carro elétrico da Nissan é cotado para servir a frota de veículos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no município de São Paulo. Esse é um dos temas previstos no acordo entre a prefeitura da cidade e a aliança Renault-Nissan. O assunto foi oficializado em coletiva de imprensa no final de 2010, quando o prefeito Gilberto Kassab e o CEO da montadora, Carlos Ghosn, assinaram um acordo de cooperação para viabilização da nova tecnologia da região.

Thiago Vinholes

|