Mesmo em segundo lugar no ranking de vendas de picapes médias por muitos anos, a Toyota não tinha do que reclamar. Quando se tratava da versão diesel a Hilux superava a rival S10, segmento em que o tíquete médio é bem mais alto.

Bastou lançar a nova geração da picape para que desde então a Hilux virasse líder geral da categoria. Este ano, a vantagem para o modelo da Chevrolet era de mais de 2,3 mil unidades no ranking de vendas.

Apesar disso, o cenário não é dos mais promissores. A chegada da Fiat Toro, um “automóvel com caçamba”, tirou o brilho das picapes médias com seus chassis separados da cabine e jeito mais rude de ser, por mais que tenham avançado nesse aspecto.

Por essa razão, a Toyota resolveu investir em versões mais atraentes tanto no bolso quanto no visual na linha 2018 da Hilux. A principal novidade responde pelo nome de SR Challenge e é a sucessora da SR a diesel. Por R$ 161.990, ela é a terceira versão mais cara da picape, atrás apenas da SRV e da SRX, no entanto, se diferencia de todas elas pelo estilo “off-road” e aventureiro, como explicou a Toyota.

Em vez de cromados, grafite e elementos escurecidos; no lugar de um interior discreto, frisos em vermelho e couro. Na carroceria, há apliques chamativos além de santantônio, estribo tubular e até o nome “Hilux” na base da grade.

O resultado realmente tira aquele ar pacato da picape e recupera um pouco do seu passado mais “barrento”. Mas na essência é o veículo de sempre, conhecido pela confiança e robustez – embora fique atrás em dirigibilidade e tecnologia em relação a algumas concorrentes.

De olho no bolso

A Hilux também passa a contar com uma versão de entrada mais em conta. É a SR flex com câmbio manual de cinco marchas. A Toyota não oferecia uma opção assim na nova geração, ignorando nada menos que 87% desse mercado (motor flex). Por R$ 108.990, a nova versão traz itens de série como ar-condicionado manual, chave canivete, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, banco e volante ajustáveis e controle de cruzeiro, entre outros – a tração é 4x2 apenas.

A Toyota não revelou quanto esta versão deve incrementar as vendas, mas da SR Challenge é esperado um volume extra de 200 unidades por mês. A montadora também incluiu a picape no seu programa “Ciclo Toyota”, que busca reter o cliente na marca.

Para quem não conhece, é um financiamento em que o interessado paga um sinal de cerca de 50% do valor do veículo, parcela uma parte de 12 a 36 vezes e paga o restante, chamado de parcela residual, no final do financiamento. Aí é que entra a sacada dos japoneses: garantindo um valor de revenda alto, a Toyota estimula o cliente a dar o veículo como entrada num novo. Segundo ela, com o valor do carro atual é possível quitar o resíduo e pagar a entrada de 50% e aí tudo recomeça.

Veja os preços da Toyota Hilux 2018

SR 4x2 M/T flex Cabine Dupla - R$ 108.990,00
SR 4x2 A/T flex Cabine Dupla - R$ 115.000,00
SRV 4x2 A/T flex Cabine Dupla -R$ 124.380,00
SRV 4x4 A/T flex Cabine Dupla - R$ 135.090,00
Chassi 4x4 M/T diesel Cabine Simples - R$ 119.550,00
Cabine 4x4 M/T diesel - R$ 123.520,00
STD 4x4 M/T diesel Narrow Cabine Dupla - R$ 135.780,00
STD 4x4 M/T diesel Cabine Dupla - R$ 136.280,00
SR Challenge 4x4 A/T diesel Cabine Dupla - R$ 161.990,00
SRV 4x4 A/T diesel Cabine Dupla - R$ 171.260,00
SRX 4x4 A/T diesel Cabine Dupla - R$ 193.270,00

 
 
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
Toyota Hilux 2018
Toyota Hilux 2018
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/

Veja mais notícias da marca