Não, não escremos errado: o nome do veículo é X60. Lembrou do XC60? É para lembrar mesmo como é para perceber uma leve semelhança com o Santa Fe, da Hyundai. Estamos falando do novo utilitário esportivo da Lifan, marca chinesa conhecida por clonar o Mini Cooper em seu modelo 320.

Com demanda surpreendente para suas pretensões, a marca decidiu ampliar o portfólio no Brasil a partir do 2º semestre com a chegada do hatch médio 520i, de uma van rival da Kombi e da versão automática do sedã 620.

Mas a estrela é mesmo o X60, apresentado no Salão de Xangai esta semana e um belo veículo com motor 1.8 16V de modestos 134 cv – aliás, algo comum ainda nos carros chineses. Com porte semelhante ao Tucson, da Hyundai, diz-se que o SUV poderá custar por volta de R$ 50.000, bem mais em conta que seus concorrentes.

Segundo declarou à revista Automotive News Brasil, a Lifan promete lançar os três modelos até agosto. Com eles e a marca Effa, também do mesmo grupo, a meta é atingir 20 mil unidades vendidas em 2011, nada mal para quem emplacou pouco mais de 700 carros há dois anos.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/