O clima está bom para quase todas as marcas de automóveis que estão no Brasil, mas, particularmente, o sol tem brilhado mais para as montadoras sul-coreanas. Hyundai e Kia, pertencentes ao mesmo grupo, mas representadas aqui por empresas diferentes, investem em novos modelos e avançam sobre a fatia de marcas mais tradicionais.

O mês de julho foi um bom exemplo disso. Enquanto no geral, houve uma queda de 5,6% nos emplacamentos – um resultado muito bom, diga-se de passagem – a Kia cresceu 6% e Hyundai mais ainda, com 18%.

No caso da segunda, o responsável é o hatch i30, lançado em junho, mas que já ocupa o 3º lugar em vendas da categoria. Para completar, o Tucson, importado mais vendido do Brasil, teve um mês excepcional, com 2 992 emplacamentos (27º lugar no ranking geral).

A Kia, por sua vez, ultrapassou a Nissan e já é a 12ª marca mais vendida do país. Suas vendas ultrapassam 2 mil carros e a esperança está depositada no Soul, um crossover compacto que, lançado na última semana de julho, vendeu 159 unidades.

Mês supera expectativas

Apesar da leve queda, as marcas comemoram os resultados de julho afinal temia-se que muitos consumidores tivessem adiantado suas compras para junho com a expectativa pelo fim do desconto do IPI. Fiat, Volkswagen e Chevrolet tiveram redução em torno de 4% enquanto a Ford e a Honda caíram mais significativamente. Entre as marcas de luxo, destaque positivo para a BMW, que viu seus emplacamentos subirem para 554 unidades (55%).

Entre os 10 carros mais vendidos em julho, o Celta foi a surpresa, com aumento de 13% em relação a junho - a maior queda foi do Palio, com 10% a menos de emplacamentos.

Responsáveis pelos números fracos da Ford, o Fiesta hatch e sedã perderam mais de 3 mil carros em relação ao mesmo passado. Outro que passou o mês em ressaca foi o Civic. O sedã da Honda perdeu 32% das suas vendas e viu seu rival Corolla superá-lo.

Confira as marcas e carros mais vendidos em nossas páginas especiais de ranking:

Os carros mais vendidos em julho

As marcas mais vendidas em julho

Os carros mais vendidos em 2009

As marcas mais vendidas em 2009

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |