Para comemorar os 21 anos do MX-5, a Mazda inscreveu o roadster no Campeonato Britânico de Corridas de Longa Duração deste ano, onde correrão máquinas de fabricantes como Aston Martin, Lotus e BMW. O carro para disputa já está pronto. É o GT Race Car, uma versão superleve do modelo e com conjunto mecânico aprimorado.

Segundo a marca japonesa, o MX-5 GT pesa apenas 850 kg e seu motor 2.0 foi ajustado para gerar 275 cv, enquanto o câmbio é do tipo sequencial de 6 marchas também para o uso nas pistas. Nessa configuração, a Mazda afirma que o modelo pode acelerar do 0 aos 100 km/h em 3 segundos e pode alcançar até 260 km/h.

Por questões de segurança, o MX-5 de competição tem a cabine cercada por uma gaiola tubular, que protege o piloto no caso de colisões e capotamentos. O interior tem apenas o necessário para a condução: volante com borboletas para trocas de marchas e pedais.

O “batismo de fogo” do MX-5 GT Race Car será o enduro de 3 horas no circuito de Silverstone, na Inglaterra, que será realizado dia 26 deste mês. Desde que foi lançado, em 1989, o roadster da Mazda já soma mais de 900.000 unidades vendidas, sendo o veículo mais comercializado de seu segmento na história do automóvel.

Thiago Vinholes

|

Veja mais notícias da marca