A equipe italiana Ducati de MotoGP, que em 2011 terá o piloto Valentino Rossi, fechou nesta semana um acordo com a divisão esportiva AMG da Mercedes-Benz. Segundo a fabricante de motocicletas, a marca alemã de carros esportivos estará estampada em suas motos e nos boxes. No entanto, por hora, o acordo entre as empresas não prevê troca de tecnologia ou auxílio no desenvolvimento de novos produtos.

A estratégia da Mercedes-Benz é uma resposta a BMW Motorsport, que tem o carro oficial do MotoGP e em 2012 entrará no campeonato com suas próprias motos de corrida. E com Rossi na Ducati a expectativa de resultados positivos é alta, e, por consequência, haverá divulgação da AMG no meio.

Mas conforme aponta a imprensa internacional, a parceria ainda pode ir além. Motocicletas de competição são levadas ao limite de funcionalidade em circuitos, o que pode ser um laboratório para o desenvolvimento de sistemas eletrônicos de tração mais avançados. Os resultados obtidos nas motos, posteriormente, poderiam ser aplicados em carros esportivos da Mercedes. As empresas, porém, não comentam sobre o assunto.

Thiago Vinholes

|