Mercedes-Benz Classe X de produção é revelada na África

Novidade, que marca a incursão de uma fabricante de luxo no segmento de picapes médias, já tem data para estrear no Brasil
Mercedes-Benz Classe X 2018

Mercedes-Benz Classe X 2018 | Imagem: Divulgação

A Mercedes-Benz revelou nesta terça-feira (18) uma de suas novidades mais aguardadas em especial para nós, brasileiros. Trata-se da inédita Classe X, modelo que a Daimler desenvolveu em conjunto com a aliança Renault-Nissan em um projeto que também resultou na nova geração da Nissan Frontier e da Renault Alaskan. Todos os produtos, é sempre bom lembrar, serão ofertados no Brasil, sendo que a picape da Nissan já está nas lojas. 

Em conjunto com a divulgação inicial da Classe X, a Mercedes-Benz também antecipou o cronograma de lançamento da picape ao redor do mundo. Ela chegará às lojas da Europa em novembro deste ano, sendo que no começo de 2018 será a vez da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia receberem a picape. Por fim, no começo de 2019, a Classe X chegará ao Brasil e Argentina. As unidades vendidas em nossa região serão produzidas na Argentina, país de onde também receberemos a Frontier e a Alaskan.

Segundo a Mercedes, a ideia com a Classe X no mercado brasileiro é mirar em “famílias com afinidade por produtos premium”, nas palavras da marca. Ainda é cedo para falar em preço, mas na Europa a Classe X partirá de 37.294 euros, algo em torno de R$ 135.000 porém sem contar os custos de importação e tributos brasileiros. De qualquer forma, a Mercedes promete que sua Classe terá um valor competitivo.

Pelo menos na Europa a Classe X foi apresentada com uma grande possibilidade de combinações. Serão ao todo três versões, opções de motores a diesel com 4 e 6 cilindros, sistema de tração traseira, integral ou 4x4 selecionável e caixas manual de 6 marchas ou automática de 7 velocidades. Ainda não sabemos, contudo, quais serão as configurações destinadas ao Brasil.

A versão de entrada será chamada Pure, destinada ao comercial com para-choque de plástico sem pintura e rodas de aço. A configuração intermediária é designada como Progressive e já traz melhorias de acabamento e estilo, como os para-choques na cor do carro e rodas de liga leve com melhor visual. A versão topo de linha será a Classe X Power, oferecendo nível de equipamentos de conforto e segurança superior em relação às demais. 

A Mercedes-Benz destaca que a Classe X terá capacidade de carga de 1,1 tonelada, ou, nas contas dos alemães, 17 barris de cerveja com 50 litros da bebida cada. Outro ponto importante da Classe X será sua capacidade de rebocar até 3,5 toneladas, o equivalente a um trailer com três cavalos ou um iate de 8 metros de comprimento.

Em termos de dimensões, a Classe X está dentro do que encontramos no segmento atualmente. A picape conta com 5,34 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,81 m de altura, com um bom entre-eixos de 3,15 m, o que deverá conferir uma cabine bem espaçosa para a picape da Mercedes. Uma Toyota Hilux, por exemplo, tem uma carroceria com 5,33 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,81 m de altura e 3,08 m de entre-eixos.

A proposta da Mercedes-Benz com sua Classe X é combinar a robustez, praticidade e capacidade off-road de uma picape média com o requinte, sofisticação, nível de equipamentos e bom comportamento dinâmico dos carros da marca. Para isso, a Mercedes antecipa que a Classe X Power contará com refinamentos como o revestimento interno de couro Artico, que conta com produção artesanal, e elementos de microfibra. O couro aplicado nos bancos, painel e nas laterais de portas também terá várias possibilidades de personalização, como é geralmente oferecido nos carros de luxo.

A Mercedes também promete “elevar o nível de conforto e sensação de qualidade” encontrado no segmento das picapes médias. Para tanto, além da seleção de materiais nobres na cabine, a Mercedes equipou as versões mais caras da Classe X com uma central multimídia com tela de 8,4” com navegador integrado e sistema de monitoramento em 360º ao redor do carro, algo que sem dúvida nenhuma é bem-vindo em um carro com mais de 5 m de comprimento.

No campo da ergonomia e conforto, a Mercedes destaca que a Classe X Power oferecerá comando elétrico para os bancos dianteiros bem como o suporte lombar ajustável para os assentos em questão, recurso que ajuda a cansar menos motorista e passageiro em deslocamentos mais longos. O sistema de fixação Isofix para cadeirinhas também estará presente na picape, que promete acomodar três passageiros com conforto na segunda fileira de assentos.

Partindo para o conjunto mecânico, a versão de entrada da picape será a X 220 d, que trará sob o capô o motor 2.3 turbodiesel com 163 cv. Logo acima será posicionada a X 250 d, que traz o mesmo bloco, porém biturbo, de 190 cv. Ambos poderão ser oferecidos com tração traseira ou 4x4. Ainda entre os propulsores 4 cilindros, também figura na gama de opções da Classe X a versão X 200 a gasolina, com 165 cv e apenas tração traseira. O câmbio automático de 7 marchas poderá ser encontrado apenas nas opções X 250 d e X 250 d 4Matic (com tração 4x4).

A opção que mais chama atenção na Classe X será a X 350 d, com o poderoso 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 56 kgfm de torque. Nossa configuração, a picape sai de fábrica obrigatoriamente com o sistema de tração integral permanente e a transmissão automática de 7 marchas 7G-Tronic Plus com a opções de trocas sequenciais por meio de borboletas no volante. Recursos como o start-stop estão presentes na X 350 d para combinar o bom desempenho sem deixar de lado o controle no consumo de combustível.

Um recurso raro que a Classe X trará para o segmento das picapes médias será o ajuste de chassi. A X 350 d contará com o sistema Dynamic Select, que permite ao motorista escolher entre os modos de condução Comfort, Eco, Sport, Manual e Offroad. O recurso altera as características das respostas do motor, o ponto de troca das marchas e também atua no funcionamento do start-stop.

Para a Europa a Mercedes oferecerá a Classe X com distância em relação ao solo de 202 mm e um conjunto de suspensão voltado para o conforto. Dependendo do mercado será possível adquirir como opcional um pacote para a suspensão que eleva a altura em relação ao solo da picape em mais 20 mm, o que melhora a aptidão da picape para o uso off-road. Com o pacote opcional, a Classe X entrega ângulos de entrada e saída de, respectivamente, 30,1º e 25,9º.

Além da fábrica da Renault em Córdoba, na Argentina, a Classe X também será produzida em Barcelona, na Espanha, a partir deste ano. Procurada pelo AUTOO, a Mercedes-Benz não adianta quais versões estão cotadas para o Brasil, mas seguramente a X 350 d deverá colocar as rodas por aqui.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!