A relação entre a Daimler e a aliança Renault-Nissan é antiga e está cada vez mais estreita. Nesta terça-feira, 7, Dieter Zetsche e Carlos Ghosn, líderes das duas empresas, anunciaram que as três marcas desenvolverão e produzirão picapes de porte médio (uma tonelada de carga) em conjunto em unidades localizadas na Espanha e na Argentina.

A base de partida será a nova picape Frontier, mostrada no ano passado, e também chamada de NP300 e que hoje é feita na Tailândia e no México. De lá, sairá a inédita versão da Renault que também confirmou a produção no final de 2015 da ‘sua primeira picape de 500 kg’, que tende a ser a Duster Oroch, mostrada no Salão de São Paulo.

Estreia da Mercedes-Benz

O anúncio, no entanto, chamou mais a atenção pela confirmação dos rumores que apontavam uma picape com a logomarca da Mercedes-Benz. A fabricante alemã, no entanto, decidiu utilizar a plataforma da Frontier para desenvolver um produto próprio e com suas características de dirigibilidade e performance.

A boa notícia é que a produção dessa picape ocorrerá na fábrica da Renault na Argentina, onde a nova Frontier passará a ser feita. Isso abre uma importante janela para o mercado brasileiro graças ao Mercosul. Por outro lado, tudo leva a crer que a atual Frontier, produzida no Paraná, sairá de linha com a chegada da versão argentina.

A Daimler já havia reconhecido o interesse no segmento, onde nunca atuou, e até havia rumores que ela poderia montá-la no Brasil, onde possui uma infraestrutura desenvolvida para comerciais, mas a parceria com o grupo franco-japonês afastou essa possibilidade. As empresas, no entanto, não foram claras a respeito da estreia dos modelos. No comunicado, elas se limitam a dizer que “os veículos começarão a ser produzido no final da década”.

A parceria entre Daimler e Renault-Nissan teve início em 2010 e hoje o produto mais destacado desse projeto são os novos Smart ForTwo e Renault Twingo.

 
 
Picape inédita da Mercedes-Benz pode ser produzida no Brasil Picape inédita da Mercedes-Benz pode ser produzida no Brasil
Nova Nissan Frontier, que servirá de base para as novas picapes da Renault e Mercedes-Benz Nova Nissan Frontier, que servirá de base para as novas picapes da Renault e Mercedes-Benz
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |