Falar sobre a origem das logomarcas de empresas tradicionais gera tantos assuntos que um livro não seria suficiente para reuni-los. Muitas vezes, passamos grande parte da vida sem saber a razão de um determinado nome ou símbolo e nos surpreendemos ao descobrir sua origem.

A Mercedes-Benz preferiu refrescar a memória – ou contar pela primeira vez para muitos – o significado da sua logomarca, famosa pela estrela de três pontas envolta por uma grinalda de louros. É que a criação de ambos os símbolos está completando 100 anos.

Para quem não sabe, na época, a Daimler e a Benz (e seus fundadores, Gottlieb e Carl) eram rivais e, curiosamente, registraram seus logos no mesmo ano de 1909. Em 9 de junho, a Daimler criou a estrela de três pontas e em 6 de agosto a Benz, a grinalda com o nome da empresa no centro. No caso da primeira, a mensagem era dizer que os motores da Daimer funcionavam tanto na terra, quanto na água ou no ar. Já a Benz queria dizer seus produtos eram superiores e diferenciados.

Apenas em 1925, um ano antes da fusão entre as duas empresas, foi criado logo usado até hoje, com a junção da estrela e da grinalda e o nome “Mercedes Benz” inserido em volta.

Para marcar esta data história, a Daimler, dona da marca, está lançando o CL500 Trademark Centenary, uma série especial com mais requintes que o normal. Entre eles, estão a pintura e as rodas exclusivas, o pacote AMG e detalhes para lembrar da data, como o nome Mercedes-Benz gravado nas pinças de freio e nos logos originais aplicados ao console central.

Ao menos, para os donos do CL500 Trademark Centenary, esquecer a origem da logomarca ficará bem difícil.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/