Mercedes põe pimenta no novo Classe A

Versão esportiva A45 AMG tem motor 2.0 turbo de 360 cv e pode alcançar até 250 km/h

Mercedes-Benz A45 AMG | Imagem: Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz realmente está apostando alto no novo Classe A. A montadora alemã, quem diria, criou até uma versão de sangue quente do hatch preparada pela divisão esportiva AMG, até então acostumada em “radicalizar” apenas com os carrões da marca. E o A45 AMG, o nome da fera, não deve em nada para os modelos maiores.

O Classe A esportivo possui, segundo a marca, o motor quatro cilindros mais potente da indústria automobilística mundial atual. É um bloco 2.0 turbo com sistema de injeção direta de gasolina capaz de gerar 360 cv e um “coice” de 45,8 kgfm de torque máximo abaixo de 2.000 rpm.

Toda força do “foguetinho” da Mercedes é controlada por uma transmissão semi-automática de 7 marchas e dupla embreagem – é o câmbio mais moderno da marca. Não só isso, o A45 também conta com sistema de tração integral.

Veja mais: Classe A ecológico percorre até 28 km/l

E o desempenho do compacto AMG é um tanto aprazível. Conforme números da montadora, o Classe A esportivo acelera do 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima, que é limitada eletronicamente. E apesar de todo esse ímpeto, o apetite do A45 por gasolina não é nada feroz: percorre em média 14,4 km por litro de combustível consumido.

O aumento da potência e desempenho também acrescentou ao novo Classe A freios mais potentes, com discos de 360 mm na frente e 330 na traseira, e suspensão esportiva e ativa, que pode alterar o nível de amortecimento de acordo com programas pré-estabelecidos com opções para maior conforto ou esportividade.

Avaliação: Novo Classe B empolga, mas custa caro

A decoração do carro também é diferenciada. “O modelo AMG vem com para-choques mais vistosos, com largas entradas de ar na peça frontal, saídas de escape estilizadas e rodas de alumínio aro 18”. No interior as diferenças são o volante e bancos com formatos esportivos e o painel conta com uma capa que imita fibra de carbono.

Aos que buscam ainda mais esportividade, a Mercedes oferece um kit complementar ao A45 AMG. O pacote contempla itens como rodas aro 19”, bancos concha, difusores frontais no para-choque e um enorme aerofólio de fibra de carbono na parte traseira do veículo.

Novo Classe A no Brasil

A divisão brasileira da Mercedes-Benz apresentou recentemente o novo Classe A no País, mas as vendas estão programadas para começar somente em março, conforme anunciou a marca. A versão A45 AMG, no entanto, não chegará de imediato. A montadora vai iniciar a promoção do carro no Brasil primeiro com versões convencionais, no caso as séries A200 e A200 Sport – o modelo de entrada vai custar menos de R$ 100 mil. Já o modelo esportivo deve chegar apenas em meados de 2014.

Tudo sobre o Mercedes-Benz Classe A

Mercedes-Benz Classe A