'Mini Uno', Fiat Mobi quer público que não liga para carro

Novo compacto aposta no design 'jipinho' e em soluções de praticidade para justificar preço beirando R$ 40 mil, mas espaço interno exíguo incomoda
Fiat Mobi 2017

Fiat Mobi 2017 | Imagem: Divulgação

Rainha dos compactos, a Fiat conhece o cliente de modelos de entrada, não há dúvida. Por isso cabe aqui um certo ar incômodo após o AUTOO conhecer o Mobi, sua nova aposta no segmento. Mais uma vez, a crítica em geral (incluindo este jornalista) esperava pelo utópico “carro verdadeiramente popular”, acessível, moderno e eficiente. Mas o hatch é outra coisa um tanto longe disso.

Começa pelo fato de não ser barato. As duas versões de entrada, Easy e Easy On, custam R$ 31.900 e R$ 35.800 e, no caso do primeiro, significa não ter direção hidráulica, ar quente, vidros elétricos e até desembaçador traseiro.

A versão que a Fiat aposta como principal é a Like, por R$ 37.900. Nela, há rodas aro 14 com calotas, vidros e travas elétricos, computador de bordo, direção hidráulica e uma das ‘novidades’ do modelo, o Cargo Box, um compartimento destacado do porta-malas. Som segue opcional assim como comandos no volante e o badalado ‘sistema’ Live On, um aplicativo necessário para utilizar um smartphone como central multimídia. Quem estiver disposto a gastar mais, ainda pode levar para casa o Like On ou as duas versões do Mobi Way – com preços beirando R$ 44 mil.

Se não é barato deve ter alguma tecnologia inovadora como um motor 3 de cilindros como visto na concorrência. Longe disso, o Mobi vai mesmo é de 1.0 4 cilindros Evo, de 75 cv e conhecido do irmão Uno. Câmbio, suspensão, freios, tudo aliás é derivado do Uno embora a marca diga que na carroceria apenas a parede corta-fogo seja comum aos dois.

O motor de 3 cilindros, uma tendência graças à eficiência, virá apenas no segundo semestre, mas há quem diga que ele estreará no Uno, que também terá mudanças na linha 2017.

Aperto

Então, se o preço e tecnologia não são seus fortes, resta o espaço interno e as sacadas de um projeto que saiu do zero. Mas de novo o Mobi decepciona.

Ele é pequeno, com apenas 3,57 metros de comprimento (o Uno tem 3,8 m), 1,63 de largura (o mesmo do Uno), 1,55 m de altura (7 cm mais alto) e 2,3 m de entreeixos (7 cm a menos). O porta-malas leva somente 215 litros (75 litros menor que o Uno). Essas dimensões facilitam o deslocamento na cidade, como prega a Fiat, mas incomodam os ocupantes. Os passageiros viajam apertados e na frente o painel projetado aumenta ainda mais a sensação de aperto. O motorista, se for mais alto, dirige próximo ao volante que só possui ajuste de altura (opcional na maior parte deles).

A Fiat faz questão de dizer que as portas tem ângulo de abertura maior que a concorrência, mas é algo que se espera de um projeto novo.

 
 
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi 2017
 
 

Dirigir o Mobi é como estar a bordo de um Uno mais apertado. Volante, câmbio, suspensão, tudo lembra o irmão mais velho e não é uma coincidência: a Fiat manteve a mesma percepção de dirigibilidade de seus outros compactos. Ou seja, uma direção hidráulica (ainda) de peso moderado, um câmbio de engates apenas razoáveis e uma suspensão macia que está acostumada a lidar com as buraqueiras das ruas brasileiras.

O motor 1.0 só faz o básico: retomadas e aceleração estão longe do que se vê em outros compactos com motores mais modernos. O consumo, de 8,4 km/l (cidade), 9,2 km/l (estrada) com etanol e 11,9 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada) com gasolina é nota A do Inmetro, mas numa categoria batizada de “Micro Compacto” pelo órgão - ou seja, sem seus verdadeiros concorrentes.

Para se ter uma ideia, o up!, da Volkswagen, faz 9,2 km/l e 10,2 km/l com etanol e 13,5 km/l e 14,6 km/l com gasolina. O próprio Uno é mais econômico que o Mobi com o mesmo motor, mesmo pesando cerca de 50 kg a mais.

Mas, afinal, há algo novo no Mobi?

O design, embora não assimilável numa primeira impressão, pode ser um bom argumento para justificar o carro. A Fiat desenho um veículo de linhas forte e marcantes. Os faróis são imensos, os para-lamas, bem pronunciados e a frente um tanto reta e alta. Em outras palavras, o Mobi aparenta ter um ar de jipinho, o que hoje significa encontrar muita gente interessada nessa proposta. Curiosamente, a Fiat investiu numa ideia que a Volks descartou no up!, a tampa traseira de vidro. É uma peça pequena e leve fácil de manusear.

Geração Y

A apresentação do Mobi ao menos deixou claro algumas coisas. A Fiat diz que buscou criar um carro urbano, prático, de dimensões mais racionais e que fosse conectado às necessidades do dia a dia. Daí as variadas referências aos jovens da geração Y. É como se ela quisesse provar que esse público um tanto desencanado de certos valores materiais, precisa de um veículo. Mas é aí que fica a questão: se essa gente enxerga a mobilidade de uma forma mais sustentável – usando transporte público, Waze, bicicletas e mesmo caminhar -, para que ter um carro de mais de R$ 30 mil?

As concessionárias vão responder se o Mobi vale a pena desse jeito a partir do dia 16 quando o carro começará a ser vendido.

Ficha técnica

Fiat Mobi 2017 Easy 1.0 8V flex manual 4p
Preço R$ NaN (10/2019)
Categoria Hatch compacto
Vendas acumuladas neste ano 46.618 unidades
Motor 4 cilindros, 9991 cm³
Potência 73 cv a 6250 rpm (gasolina)
Torque 9,5 kgfm a 3850 rpm
Dimensões Comprimento 3,566 m, largura 1,633 m, altura 1,49 m, entreeixos 2,305 m
Peso em ordem de marcha 907 kg
Tanque de combustível 47 litros
Porta-malas 235 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!