Os números são alarmantes. As vendas de veículos em 2015 caíram até maio mais de 20%, isso baseado em 2014, que já não tinha sido um bom ano. Os estoques das maiores marcas de automóveis só aumentam, o que fez a Anfavea, a associação dos fabricantes, entrar na jogada e incentivar feirões para tentar atrair clientes. Mas as ações para desovar os carros parados nos pátios são ainda mais variadas.

Honda e Peugeot, por exemplo, anunciaram as linhas 2016 do Fit e do 208 com aumento de conteúdo nas versões, mas sem encarecer seus produtos. No caso da marca japonesa, o modelo vende como nunca, mas é melhor não dar chance para o azar.

O Fit LX, de entrada, agora conta com visual mais caprichado no interior, rádio com bluetooth, chave-canivete e ajuste de profundidade, todos itens de série. Já o 208 ganhou faróis de neblina, vidros elétricos nos bancos traseiros, alarme e retrovisor com ajuste elétrico, entre outros.

Seguro-desemprego

Mas são algumas campanhas inusitadas que chamam a atenção. A própria Peugeot reforçou a campanha “Desafio Test Drive PEUGEOT 208” que dá ao cliente um valor caso ele acabe escolhendo um carro da concorrência após andar no hatch francês. O ‘prêmio’, que era de R$ 300 na linha 2015, passou para R$ 500 na nova safra do modelo: “temos certeza que nosso produto é melhor”, garantiu Miguel Figari, presidente da Peugeot, em entrevista na semana passada.

Já a Chevrolet batizou de um ‘milagre’ sua nova ação. Segundo a montadora, caso o comprador fique desempregado de forma involuntária, ele ficará isento de pagamento de quatro parcelas do financiamento – claro que limitada a R$ 1.500 cada uma delas.

Mercado de usados aquecido

Tamanha criatividade é um reflexo das baixas vendas dos últimos meses. Em maio, por exemplo, apenas 213 mil veículos foram emplacados – em 2013, por exemplo, foram emplacados 100 mil carros a mais no mesmo período.

Com o encarecimento dos carros após o fim da isenção de IPI e a dificuldade em conseguir financiamento, os consumidores têm migrado para o mercado de carros usados. Enquanto a Anfavea estima que serão vendidos apenas 2,9 milhões de veículos novos em 2015, o segmento de usados deve movimentar 8 milhões de carros, quase três vezes mais. Desse jeito, será preciso mesmo um milagre para mudar essa situação.

 
 
Honda Fit 2016 Honda Fit 2016
Honda Fit 2016 Honda Fit 2016
Pátios das montadoras estão lotados por conta das vendas em queda Pátios das montadoras estão lotados por conta das vendas em queda
Peugeot 208 2016 está mais equipado e com mesmo preço Peugeot 208 2016 está mais equipado e com mesmo preço
Inter Inter
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |