A segunda maior tragédia vivida pelo Japão começa a despertar a solidariedade das montadoras. Veja a seguir como algumas empresas estão se mobilizando para ajudar as vítimas dos desastres naturais ocorridos no Japão na última sexta-feira.

BMW

A marca alemã doa € 1 milhão para as organizações Save The Children e Cruz Vermelha do Japão, que será destinado às crianças traumatizadas e reconstrução. A BMW também pede que seus funcionários contribuam com tais entidades.

General Motors

A Fundação General Motors doa US$ 500.000 à Cruz Vermelha Americana, além de instalar um link nos computadores de seus colaboradores para que doem o quanto puderem diretamente à entidade.

Honda

Vendo o desastre de perto, a Honda contribui com US$ 3,7 milhões para as áreas afetadas, além de 1.000 geradores e 5.000 galões de gás. A montadora japonesa também cederá parte de sua equipe para o auxílio no uso dos equipamentos. Quanto aos seus funcionários, a Honda canaliza todas as doações de suas filiais para a Cruz Vermelha.

Mazda

A Mazda ajuda com US$ 375.000 destinados à Cruz Vermelha do Japão, e mais US$ 150.000 da Fundação Mazda, sediada nos EUA. Os funcionários da empresa também são encorajados a contribuir.

Mitsubishi

Conterrânea das vítimas dos desastres naturais, a Mitsubishi oferece US$ 375.000 para as áreas afetadas, além de emprestar um número não especificado de carros para as autoridades locais.

Nissan

Uma das maiores ajudas vem da Nissan: a filial norte-americana da montadora japonesa doará US$ 1 milhão à Cruz Vermelha, sendo que metade desse valor será em dinheiro, imediatamente. Segundo a empresa, as doações globais somarão US$ 3,75 milhões, que incluem contribuições dos funcionários e 50 carros cedidos às organizações de ajuda nas áreas afetadas. Além disso, a Nissan dobrará, até US$ 500.000, o valor das doações vindas de concessionários, fornecedores e clientes, que poderão ajudar pelo site http://american.redcross.org/nissan-pub.

Renault

A fabricante francesa já depositou € 500.000 na conta da Cruz Vermelha, além de organizar uma campanha de doações entre seus funcionários.

Subaru

São US$ 500.000 em doações, além de US$ 500.000 em geradores de energia. A marca japonesa também promete dobrar o valor das doações vindas dos funcionários.

Suzuki

Serão US$ 380.000 para a Cruz Vermelha do Japão.

Toyota

A Toyota contribuirá com US$ 3,75 milhões à Cruz Vermelha. 

Rodrigo Mora

|