Um dos primeiros modelos a utilizar o estilo retro muito em moda no começo da década, o New Beetle está chegando ao seu ocaso. A Volkswagen, inclusive, lançou uma versão de despedida do modelo, batizada de Final Edition (edição final) com 1 500 unidades apenas da versão e cupê e mais 1 500 da conversível.

A montadora alemã já anunciou que projeta um novo Beetle, mais espaçoso e econômico a ser lançado em 2012. Conceito diferente do atual, que tinha uma proposta mais estética quando chegou ao mercado em 1998.

Utilizando a base do Golf IV, o New Beetle tinha apenas o formato semelhante ao do Fusca – de resto é muito diferente deste a começar pelo preço muito mais alto. Enquanto o Fusca tinha motor traseiro, o Beetle possui motor dianteiro em linha, por exemplo. Isso exigiu dos engenheiros um senhor malabarismo para acomodar um motor maior numa frente pequena. Tanto assim que quem conhece o carro sabe das suas formas desproporcionais no interior.

No Brasil, o New Beetle tem uma clientela cativa que compra em torno de 300 unidades por mês. A VW brasileira não anunciou nenhuma versão de despedida, por enquanto.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |