A Nissan ainda faz mistério, mas desenha uma participação especial nos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrerá no Rio de Janeiro em agosto. A marca é uma das principais patrocinadoras do evento e pretende explorar ao máximo a oportunidade. E a principal atração deverá ser o Kicks, SUV compacto que ela mostrou no Salão de São Paulo ainda como conceito.

“É muito provável (lançar o carro)”, confessou François Dossa, presidente da Nissan no Brasil durante a comemoração de um ano de produção da nova fábrica da montadora no país, em Resende, no estado do Rio. O executivo também confirmou que o protótipo traz 90% do visual da versão de série.

Embora não fale em datas, internamente a Nissan estipula o ano de 2016 como o ideal para a chegada do Kicks. “Às vezes é melhor ser o último a ser lançado. Você aproveita para ter um quadro mais claro sobre o mercado”, disse uma fonte ao AUTOO.

O Kicks deve explorar justamente o segmento mais quente do momento, o de jipinhos, e que vive um boom em 2015, com vários lançamentos e vendas em alta. Ele utiliza a mesma base do March e do Versa, modelos agora fabricados no Brasil, mas é um projeto praticamente novo, com design mais atraente e interior mais equipado.

Com o Kicks, a Nissan quer chegar a 5% de participação no mercado brasileiro – hoje a marca tem pouco mais de 2% e ambiciona terminar 2015 com 3%. Na prática, isso significa vender perto de 100 mil carros, um crescimento de 35% em relação a 2014.

 
 
Nissan Kicks Concept Nissan Kicks Concept
Nissan Kicks Concept Nissan Kicks Concept
Nissan Kicks Concept com decoração especial para o carnaval Nissan Kicks Concept com decoração especial para o carnaval
Nissan Kicks Concept com decoração especial para o carnaval Nissan Kicks Concept com decoração especial para o carnaval
Nissan Kicks COncept Nissan Kicks COncept
Nissan Kicks COncept Nissan Kicks COncept
Nissan Kicks COncept Nissan Kicks COncept
Nissan Kicks COncept Nissan Kicks COncept
 
 

Carro dos atletas

Depois de uma fase de altos e baixos, a Nissan implementa um projeto de longo prazo para fixar raízes no Brasil. A marca japonesa, além de inaugurar uma unidade própria, mudou sua sede para o Rio de Janeiro, tem patrocinados vários projetos ligados ao país (sobretudo na capital fluminense), mas concentra sua maior aposta nos Jogos Olímpicos que acontecem em agosto do ano que vem.

Como uma das patrocinadoras, a Nissan terá a responsabilidade de cuidar da frota de veículos dos Jogos. Serão 5 mil veículos mobilizados na organização, incluindo carros para atletas. A ideia, segundo AUTOO apurou, é justamente que o Kicks seja o ‘carro-propaganda’ da marca no evento, uma exposição que nenhum dos seus futuros concorrentes sonha em contar.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |