Nissan Maxima impressiona pelo visual em nova geração

Sedã mais luxuoso da marca, novo Maxima é baseado no Sport Sedan e usa motor 3.5 V6 de 300 cv

Nissan Maxima 2016 | Imagem: Divulgação

Ao que tudo indica, o segmento de sedãs grandes estará bastante acirrado nos próximos meses. O Salão de Nova York, que acontece até o dia 12, está sendo palco de apresentação das novidades para a categoria, o que inclui Chevrolet Malibu e Kia Optima, e também a nova geração do Nissan Maxima, que começa a ser vendido nos Estados Unidos no final de junho para se manter no topo das vendas da marca por lá.

Uma das principais apostas do novo Maxima 2016 está no visual. Baseado no conceito Sport Sedan, mostrado na edição do ano passado do Salão de Detroit, o novo três-volumes traz linhas bastante agressivas. Na dianteira, o modelo exibe faróis com formato que lembra um bumerangue e grade com elemento em “V” cromado. Já nas laterais, dá para notar o teto estilo “flutuante”. Por fim, na traseira, há lanternas horizontais em LED com desenho que lembra os faróis.

Quanto ao interior, o Nissan Maxima também surpreende. O painel traz desenho não tão futurista, com destaque para o console central voltado ao motorista, que exibe o sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, que abriga a plataforma de conexão com aplicativos Nissan Connect, navegação por GPS e a rádio por satélite SiriusXM. O bom acabamento, com detalhes em couro por todas as partes, também se sobressai.

O motor que equipa a nova geração do Maxima é o V6 de 3.5 litros da família VQ, que traz 60% de peças novas em relação a unidade que equipava o modelo anterior, capaz de desenvolver 300 cavalos de potência, associado a nova versão do câmbio automático CVT Xtronic. Segundo a Nissan, o conjunto está 15% mais eficiente, com consumo médio de combustível de 12,8 km/l.

Entre os itens de série, o sedã oferece também sistema de som Bose, controle de cruzeiro inteligente, aviso de colisão frontal e traseira, monitor de pontos cegos, frenagem de emergência e o sistema Driver Attention Alert, que monitora os padrões de condução para ajudar a alertar o condutor sempre que ele estiver desatento ou com sono.

O Nissan Maxima 2016 estará disponível nos EUA em cinco versões de acabamento, sendo três novas, com preço inicial de US$ 32.410.  No Brasil, o Maxima chegou a ser importado no começo dos anos 2000, mas a experiência durou pouco tempo.