A divisão de veículos comerciais da Volkswagen revelou nesta quarta-feira (25) que a nova Amarok terá uma versão de estreia na Europa, quando deve chegar às lojas por volta de setembro. Chamada de "Aventura", a série especial de lançamento vai se diferenciar pelo display 3D no meio do painel de intrumentos, o qual exibirá algumas informações do veículo.

Vale relembrar que, além de melhorias pontuais no visual, a grande novidade da Amarok 2017 é inclusão de um novo motor 3.0 V6 turbodiesel, o que fará dela a única picape média com um propulsor acima de 4 cilindros utilizando o combustível.

Com 224 cv e um generoso torque de 56 kgfm, segundo dados da Volkswagen a picape alcança 193 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A transmissão automática segue com 8 marchas e traz a opção de borboletas para a troca no volante, bem como ela mantém o sistema de tração integral 4Motion.

Um dos pontos fracos da picape atualmente, o nível de acabamento melhorou bem, assim como o nível de equipamentos oferecidos de série ou como opcionais. Começando pelos bancos dianteiros, a picape recebeu um novo sistema de ajuste elétrico chamado “ergoComfort”, que permite controlar até 14 posições dos assentos. Os mesmos também podem ser aquecidos.

Como é possível conferir nas fotos da galeria abaixo, o painel foi redesenhado, com “ênfase nas formas horizontais e uma clara divisão de superfícies e a precisão das dobras e camadas”, destaca a VW. Também há uma série de compartimentos na cabine para melhorar a praticidade.

No centro do painel, a Volkswagen equipou (pelo menos na Europa) a Amarok com sua central multimídia mais completa, que oferece navegação com sistema de atualização de trânsito, rádio digital e a funcionalidade App Connect, que permite controlar aplicativos do smartphone direto na tela da central multimídia.

Um recurso bem conveniente em um modelo que passa dos 5 metros de comprimento, a Amarok passa a contar com o assistente de estacionamento, que realiza as manobras com uma intervenção mínima do motorista. A picape também passa a contar com câmera de ré.

Apesar do grande salto em acabamento e tecnologia, por fora a picape mudou pouco, com destaque para o jogo de luzes no painel, a grande dianteira redesenhada e o para-choque frontal revisto.

A Volkswagen do Brasil não tem uma data para a chegada da nova Amarok ao país e também não nos informou se o propulsor V6 diesel será oferecido por aqui. É bem possível que a nova Amarok seja um dos destaques da marca para o Salão de São Paulo, que ocorre em novembro deste ano. Atualmente a Amarok conta com motor 2.0 biturbo diesel de 180 cv em sua versão mais cara, a Highline, tabelada em R$ 161.990.

 
 
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
 
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
 
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
 
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
 
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
 
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
 
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
Volkswagen Amarok Aventura (mercado europeu)
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |