A estreia oficial fica para o Salão de Paris, em outubro, mas a Audi decidiu antecipar as imagens e os primeiros dados técnicos da nova geração do A5 Sportback e do irmão de proposta esportiva, o S5 Sportback.

Seguindo o visual do cupê, a variante 4 portas Sportback traz as mesmas novidades na parte externa, com destaque para a grade hexagonal combinando com um novo para-choque com especial destaque para os faróis de neblina na parte inferior. Os faróis também contam com novo design, bem como o capô. Na parte traseira, o destaque fica por conta das novas lanternas, que criam um belo efeito visual no conjunto.

Se as novidades no exterior são discretas, os novos A5 e S5 Sportback contam com uma boa evolução na base. Ambos agora contam com a nova plataforma modular MLB, destinada a modelos com motor longitudinal. Ela também está presente no A5 Coupé, porém no modelo com 4 portas o entre-eixos passa de 2,76 para 2,82 m com o objetivo de liberar mais espaço para as pernas dos ocupantes no banco traseiro.

A gama de motores a gasolina conta com o 2.0 TFSI em variantes com 190 cv e 252 cv e podem contar com o sistema de tração integral quattro e o câmbio de dupla embreagem S-tronic. Já o S5 Sportback, por sua vez, conta com o poderoso 3.0 V6 turbo de 354 cv e 50,9 kgfm de torque. Segundo a Audi, com o S5 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

Por dentro os cupês 4 portas passam a oferecer 24 mm a mais de espaço para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro e 11 mm a mais na largura para motorista e passageiro. O porta-malas pode abrir 480 litros de bagagem e conta com acionamento elétrico para a abertura e fechamento da tampa.

Na parte interna, os cupês passam a contar com o painel de instrumentos completamente digital com tela de 12,3”. Já a central multimídia, localizada no console central, usa uma tela de 8,3” e conta com navegação integrada. Dependendo da versão é possível optar pelo sistema de som 3D da Bang&Olufsen e os smartphones podem ser carregados por sistema de indução baseado no padrão Qi.

No campo da eletrônica a bordo, os novos A5 Sportaback e S5 Sportback podem contar com o piloto automático adaptativo com a função trânsito, que controla a movimentação do carro durante o anda-e-para dos congestionamentos. Já o interessante sistema de colisão dá alteras ao motorista inclusive para desviar e possíveis obstáculos durante o deslocamento que podem eventualmente causar um acidente. Além disso os modelos conta com assistente de estacionamento, assistente de permanência em faixa, reconhecimento de placas de trânsito, dentre outros.

A previsão é que o novo Audi A5 Sportback chegue ao mercado brasileiro ao longo do primeiro semestre de 2017. Ele é uma boa alternativa para quem procura um modelo premium de porte médio-grande e com visual mais arrojado em relação aos sedãs convencionais, no caso como o A4 para citar um modelo de porte semelhante.

 
 
Audi A5 Sportback 2017
 
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
 
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
 
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
 
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
 
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
 
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
 
Audi A5 Sportback 2017
Audi A5 Sportback 2017
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/