Um acordo assinado pelos membros do Mercosul na semana passada mudará o padrão de identificação das placas dos veículos que circulam nos países do bloco. A ideia é que carros, caminhões, ônibus e motos passem a ter um visual semelhante em que a sigla e bandeira do país mais o estandarte do Mercosul estejam presentes na nova placa.

Apesar disso, cada país terá liberdade para definir a quantidade de letras e números do seu sistema. Durante a assinatura do acordo, o ônibus que transportava os representantes de cada país, incluindo o presidente Lula, revelou como deverá ser a nova placa brasileira, reproduzida ao lado pela ilustração do site Blogauto.

Segundo o projeto, os caminhões e ônibus que hoje trafegam entre os países do bloco serão os primeiros a utilizar a nova placa em substituição ao Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV) já a partir de 2016. Dois anos depois, todos os veículos emplacados na região passarão a ter a nova identificação instalada.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/