Você é daqueles que acha que um SUV precisa fazer mais que apenas o rali urbano no shopping e no trânsito? Então a Mitsubishi agora lança uma opção preparada para um pouco mais de emoção, o ASX Outdoor. Ele usa a tração 4WD das versões mais caras, mas com câmbio manual justamente para atender o público que ficou carente da capacidade fora-de-estrada do Pajero TR4, que saiu de linha este ano, e ainda quer um bom carro para uso urbano.

O motor é o mesmo 2.0 á gasolina com 160 cv e torque de 20,1 kgfm das demais versões e do sedan Lancer. Por fora, as diferenças estão nos apliques, que servem para proteger a carroceria, nas rodas de 16” com pneus de uso misto (de 18” nas demais versões), ganchos de reboque na traseira e rack de teto maior. A pintura do ASX Outdoor é mais grossa, resistente á pedras, assim como detalhes em cinza chumbo, como a capa do retrovisor e as rodas.

Como se comporta

Para ver a real capacidade do Outdoor, fizemos uma etapa do Mitsubishi Motorsports, competição organizada pela marca para os proprietários de modelos 4x4, na categoria light de regularidade. Pelos canaviais da Ribeirão Preto, o ASX mostrou que as mudanças na suspensão, como novos amortecedores e barra estabilizadora, deram certo. Em poucos momentos se percebe algum barulho a desconforto, mesmo nos priores trechos em que foi possível até decolar um pouco. Mesmo sem alteração na altura do solo, o Outdoor passa facilmente pelos piores trechos, graças á tração selecionável com as opções dianteira, automática ou blocada 50/50, que reparte igualmente o torque entre os eixos.

O câmbio manual caiu como uma luva na proposta deste ASX. Porém é necessário usá-lo mais, já que o motor não ter força em baixas rotações, que seria fundamental na trilha. Emprestado da versão mais cara, o Outdoor tem controles de tração e estabilidade.

Para o asfalto, o Outdoor é confortável e possui itens como a central multimídia da Clarion e ar-condicionado automático. Com isolamento acústico bem feito, o único ruído que incomoda no ASX é o dos pneus mistos no asfalto.

 

Mitsubishi ASX Outdoor 2.0 4x4

  • Resumo

    Preço

    De R$ 102.990

    Categoria

    SUV médio

    Rivais

    Hyundai ix35, Honda CR-V, Suzuki Grand Vitara

    Vendas em 2015

    9.582

  • Mecânica

    Motor

    2.0 16V

    Potência

    160 cv a 6.000 rpm (G)

    Torque

    20,1 kgfm a 4.200 rpm (G)

    Transmissão

    Manual, 5 marchas

  • Dimensões

    Medidas

    4,33 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,65 m de altura e 2,67 m de entreeixos

    Peso

    1.485 kg

    Porta-malas

    415 litros

A concorrência

Custando R$ 97.990, o ASX Outdoor tem preço próximo do Jeep Renegade diesel, também com tração integral. E é justamente diante da concorrência que ele mostra suas fraquezas pela sua idade de projeto. O acabamento interno, por exemplo, é mais simples e básico que dos concorrentes mais novos.

Esta versão será um reforço nas vendas do ASX, que foi de 656 unidades em outubro, em cerca de 100 unidades por mês. É um modelo de nicho, comprado pelo entusiasta da marca, que não são poucos, e por quem quer enfrentar as trilhas com o seu carro de uso diário sem nenhum problema.

Uma nova geração do ASX foi apresentada nos Estados Unidos este mês. Mas ele irá demorar para desembarcar aqui. 

 
 
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
Mitsubishi ASX Outdoor Mitsubishi ASX Outdoor
 
 

Redação |