Não faltam automóveis de alta performance no catálogo atual da Audi. Mesmo assim, a marca ainda não está totalmente satisfeita. Segundo aponta o website inglês Autocar, a fabricante foi autorizada pelo Grupo Volkswagen (proprietária da Audi) a concluir o projeto do Quattro Concept, esportivo com tração integral inspirado no clássico modelo homônimo dos anos 1980 campeão de diversas competições automobilísticas e que até hoje serve de referência.

A notícia é até certo ponto uma surpresa, pois o modelo conceitual apresentado no Salão de Paris, na França, em 2010 foi uma homenagem aos 30 anos do sistema de tração integral da Audi. De acordo com a publicação, o novo Quattro será desenvolvido na mesma base do cupê S5 e o motor será o 2.5 5 cilindros com mais de 400 cavalos de potência. Esse propulsor já equipa o RS3, o hatchback mais potente da atualidade.

Ainda segundo a fonte, o novo Quattro terá chassi de alumínio reforçado com fibra de carbono, tecnologia empregada até então somente no superesportivo R8. Especula-se que o seu tempo de aceleração no 0 a 100 km/h ficará abaixo dos 4 segundos, ao passo que a velocidade máxima será superior a 250 km/h. O lançamento do esportivo retrô, conforme aponta a publicação, está programado para 2013.

Thiago Vinholes

|