O novo Volkswagen Beetle chegará ao mercado brasileiro somente na segunda metade de 2012, mas os argentinos já poderão ter um gostinho da novidade neste mês. O website Argentina Autoblog teve acesso a lista de veículos que a marca levará ao Salão de Buenos Aires, entre 17 e 27 deste mês, que confirma também no país vizinho as estreias de Golf GTI, Scirocco, CrossSuran (que será SpaceCross no Brasil) e a Amarok Maxi, uma nova configuração da picape média ainda desconhecida – especula-se uma série SUV ou com caçamba coberta.

A terceira geração do Escabajo (besouro em castelhano), como os argentinos chamam o antigo Fusca, será apresentado na Argentina nas configurações com motor 2.0 TSI (turbo com injeção direta) de 200 cavalos de potência e o 2.0 TDI (turbodiesel intercooler) com até 140 cv. Nos dois veículos o câmbio é o premiado DSG de 6 marchas com comando semi-automático e dupla embreagem. A Volks, entretanto, ainda não confirma quando o Beetle estreia no país.

Já os modelos Golf GTI e Scirocco podem desembarcar no mercado automobilístico argentino ainda neste ano, segundo a fonte. No entanto, a chegada desses mesmos carros no Brasil, conforme apurou o AUTOO, está descartada.

A Volkswagen ocupará um dos maiores estandes do Salão de Buenos Aires, que por tradição intercala seu período de exibição com o Salão do Automóvel de São Paulo. Apesar disso, a edição de 2009 acabou cancelada por conta dos reflexos da crise econômica mundial de 2008. O mesmo espaço ainda terá a apresentação de carros da Audi e possivelmente da espanhola Seat, outra marca do Grupo VW.

Thiago Vinholes

|