Downsizing? Saí pra lá! A nova versão esportiva SRT8 do Cherokee 2012 vai na contramão da tendência de diminuição dos motores com seu enorme bloco 6.4 V8 Hemi de 465 cv. E vai muito rápido. Segundo a marca, o lançamento acelera do 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h. Nunca um veículo da Jeep foi tão veloz. O modelo é um dos destaques da fabricante no Salão de Nova York, nos Estados Unidos.

Para lidar melhor com aumento da potência na versão SRT8 e seus 65 kgfm de torque, o novo Cherokee teve sua rigidez torcional aumentada em 146% e os freios são fornecidos pela italiana Brembo, que também equipa carros de marcas como Ferrari e Maserati. O caráter esportivo do SUV é evidenciado nos spoilers frontal e traseiro, que de acordo com a marca têm a função de aumentar a pressão aerodinâmica no veículo, fenômeno que proporciona melhor estabilidade tanto em curvas como em arrancadas em linha reta. A transmissão, no entanto, continua a mesma: automática sequencial de 6 marchas.

Veja também

O novo Cherokee SRT8 vem ao mundo com rodas de alumínio forjado aro 20”, aerofólio traseiro, tomadas de ar no para-choque dianteiro e luzes de led auxiliares, também na frente do veículo. Outro detalhe chamativo do modelo são os dois respiros no alto do capô, que ajudam a manter a manter a temperatura ideial do motor. Já a cabine muda pouco em relação ao modelo “comportado”, exceto pelo acréscimo de bancos concha, volante esportivo e detalhes cromados.

A Jeep, entretanto, ainda não revelou o preço de sua nova máquina da família SRT8 da Chrysler. Porém, já avisou que o novo Cherokee mais radical chega às concessionárias nos EUA no último trimestre de 2011.

Thiago Vinholes

|