Enquanto o EcoSport reinava quase solitário no segmento de utilitários esportivos compactos e seus novos rivais ainda estavam na ‘prancheta’, a Citroën expertamente aproveitou o formato retangular da minivan C3 Picasso para criar uma versão aventureira batizada de Aircross.

A sacada surtiu efeito e o modelo vendeu bem no Brasil, onde chegou em 2010. No ano seguinte, foram nada menos que 16 mil unidades, um volume respeitável, mas que logo perdeu força, à medida que o mercado passou a receber SUVs originalmente projetados dessa forma.

Agora, a Citroën prepara a primeira atualização visual e técnica do Aircross. As primeiras imagens e informações foram divulgadas nesta terça-feira (10) e mostram que o veículo teve a parte frontal modificada, baseando-se na nova identidade visual da marca e lembrando de leve o Cactus, SUV que a marca mostrou no Salão do Automóvel do ano passado.

Reforço no visual aventureiro

A nova frente exibe faróis mais estreitos e unidos pela grade, agora mais longa. A entrada de ar também está menor e os faróis de neblina estão ligados por uma barra na cor cinza escuro. Acima deles as luzes diurnas de LEDs, como no hatch C3. O resultado parece bastante promissor, denotando uma linha mais ligada ao off-road. A razão é clara: com tantos rivais nesse segmento restou à Citroën enfatizar o caráter de SUV do Aircross e tentar distanciá-lo da irmã minivan C3 Picasso.

Aircross: antes e depois
Divulgação

Aircross: antes e depois

A Citroën também modificou a configuração do estepe traseiro externo, daí a ausência de uma imagem da traseira. Os rumores indicam que o pneu pode ter sido retirado da tampa ou virado um opcional, assim como a Ford fez com o EcoSport na Europa.
Por dentro, é esperado um novo painel, com uma central multimídia touchscreen e que aceite os sistemas Carplay, da Apple, e Android Auto, do Google.

O novo Aircross será apresentado oficialmente no início de dezembro e deve chegar nas semanas seguintes ao mercado.

 
 
Citroën Aircross: visual inspirado no Cactus Citroën Aircross: visual inspirado no Cactus
Faróis estão mais esguios Faróis estão mais esguios
Novo Aircross perderá o estepe na traseira, que será opcional Novo Aircross perderá o estepe na traseira, que será opcional
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |