A Honda parece não se preocupar em ver o novo Civic 2017 vazar dias antes da apresentação oficial, marcada para o próximo dia 16. Um exemplar do sedã foi flagrado estacionado numa rua movimentada de uma cidade americana sem um mísero disfarce.

Já se sabia da intenção da Honda de compensar a pouco inspirada geração atual, lançada logo após a crise financeira de 2008 e ainda sob efeito dos terremotos e tsunamis que afetaram sua produção na Ásia. Em abril, a marca japonesa apresentou um conceito que mostrava que o novo Civic seria um carro bastante esportivo e ousado.

Mas o resultado final surpreendeu positivamente. O Civic recuperou seu espírito esportivo renascido no modelo 2006 e reforçou o radicalismo das linhas ao optar por uma carroceria com perfil de cupê.

Elementos que existiam no conceito e que pareciam condenados ao descarte permaneceram como as belas lanternas em forma de ‘L’ e o ressalto cromado que atravessa toda a frente do carro. O que espanta mais é que se trata da versão americana, cujo estilo é geralmente um pouco menos sofisticado que em outros mercados como o Brasil. A tampa do porta-malas deve ser do tipo ‘fastback’, em que o vidro traseiro está integrado a ela.

 
 
Novo Honda Civic: flagra em plena rua nos EUA e visual radical Novo Honda Civic: flagra em plena rua nos EUA e visual radical
Perfil da carroceria é de um cupê, mas com quatro portas Perfil da carroceria é de um cupê, mas com quatro portas
Tampa do porta-malas deve ser integrada ao vidro traseiro Tampa do porta-malas deve ser integrada ao vidro traseiro
 
 

Motores turbo com injeção direta

O Civic 2017 evoluirá também internamente. Na parte mecânica são esperados motores i-VTEC com injeção direta e turbo, uma tendência mundial. Apenas a transmissão automática que deve decepcionar, com a opção por um sistema CVT em vez de dupla embreagem.

O espaço interno será ampliado e os equipamentos evoluírem com sistemas como o ACC, que freia o carro automaticamente, e alerta de colisão frontal, entre outros. Mas o famoso painel de dois andares deve dar adeus em favor de uma configuração mais convencional.

O novo Civic deve chegará às lojas americanas no final do ano. No Brasil, o sedã deve ser lançado dentro de exato um ano, a tempo de ser uma das estrelas do Salão do Automóvel.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |

Veja mais notícias da marca