Novo Cruze estreia primeiro na China

Nova geração do sucesso global da GM ganha motores mais eficientes e transmissão de dupla embreagem; no Brasil, modelo deve chegar em 2016 importado da Argentina

Novo Cruze estreia oficialmente no Salão de Xangai | Imagem: Karina Simões

Para os brasileiros, o principal destaque do grande estande da GM no Salão de Xangai não foi o esportivo futurista que a marca apresentou, mas sim a nova geração de um dos carros mais globais da marca, o Cruze. A China é o primeiro mercado a receber o sedã médio, vendido em cerca de 100 países no mundo.

Segundo a GM, o novo sedã incorporou algumas linhas de estilo do conceito Chevrolet Tru, apresentado em 2012 no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. A dianteira ganhou linhas mais aerodinâmicas, dupla grade com moldura cromada e faróis afunilados. No geral, o modelo ganhou um visual mais esportivo.

As dimensões do Cruze também sofreram alterações que o deixaram pouca coisa mais compacto que a atual. São 4,56 metros de comprimento, 12 cm a menos que o modelo anterior, e a distância entre-eixos perdeu 6 cm, parando em 2,68 m. Para não perder espaço interno, a linha do teto foi alongada.

Para alguns, as principais mudanças no Cruze podem estar sob o capô. Na China, o modelo irá estrear o novo 1.5 Ecotec da GM de quatro cilindros que gera 113 cv e 16,3 kgfm de torque máximo. Um bloco mais potente de 1.4 litro turbo também estará disponível na gama: ele entrega 140 cv e 23,9 kgfm de torque e vem acoplado à nova transmissão automática de sete velocidades e dupla embreagem. Para a versão Ecotec o câmbio pode ser manual ou automático, ambos com seis marchas.

De acordo com a GM, os novos motores deixaram o Cruze mais econômico que a geração anterior, além de ter ruído reduzido. Para a versão turbo foi divulgado consumo médio de 14,4 km/l, desempenho até 21% mais eficiente que a versão atual do Cruze com motor 1.8 aspirado (o mesmo disponível no mercado brasileiro).

Cruze argentino em 2016

A geração atual do Cruze é produzida em 11 plantas ao redor do mundo, mas até o momento, apenas três fábricas foram confirmadas para produzir o a nova geração do modelo: China, Estados Unidos e México.

Embora não tenha sido divulgado ainda, a Chevrolet também deve produzir o novo Cruze entre o final deste ano e o início de 2016 na fábrica da Argentina. Já o Brasil, deve perder sua linha de produção em São Caetano do Sul, com o intuito de focar em modelos compactos e de maior volume. Em posição intermediária tanto nas versões hach e sedã, o modelo vendeu cerca de 41 mil unidades em 2014.