Estrela mundial em se tratando de tecnologia de mobilidade, o celular iPhone, da Apple, ganhou uma nova versão esta semana, a 3G S. E os fãs do modelo e de carros terão bons motivos para comprá-lo. A marca da maçã aprimorou ainda mais os recursos que facilitam seu uso a bordo de automóveis.

Um deles é o comando de voz. Agora o motorista não precisará acionar nenhum botão para operar o aparelho, apenas o microfone ou ou headset. Basta pronunciar algumas frases para que o iPhone obedeça prontamente. A interface, chamada Genius, consegue entender uma expressão como “O que está tocando agora?” ou “Toque mais músicas como essa”. Isso sem falar de outros comandos associados ao telefone e a agenda, por exemplo.

Outro aspecto interessante é software Compass que utiliza a interface de toque do iPhone para facilitar a navegação por GPS. Trabalhando com o Google Maps, o celular pode indicar os melhores caminhos, exibir dados do destino escolhido, girar o mapa conforme o percurso ou deixá-lo sempre apontado para o norte.

O iPhone 3G S será lançando nos Estados Unidos no dia 19 com preço de US$ 199 para a versão com 16GB e US$ 299 para a versão com 32GB. A previsão é que o Brasil receba a nova versão a partir de 9 de agosto.

Veja abaixo vídeo que mostra o funcionamento do Compass (em inglês).

Ricardo Meier

Ricardo Meier |