Depois do flagra mundial do AUTOO, o primeiro veículo de imprensa a revelar o produto sem qualquer disfarce, o Jeep Compass finalmente foi lançado no Brasil. A novidade chega para competir no segmento dos SUVs de porte médio e, como classifica Sérgio Ferreira, diretor-geral da marca Jeep para a América Latina, “fazer a ponte entre o Renegade e a linha de importados composta pelo Cherokee, Wrangler e Grand Cherokee”. Vale destacar que o Compass é fabricado no Brasil ao lado do Jeep Renegade e da Fiat Toro na unidade da FCA em Goiana (PE).

O modelo terá ao todo quatro versões, sendo que outra grande novidade do Compass é estrear o motor 2.0 Tigershark no Brasil. O propulsor é flex e entrega até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque. O único câmbio disponível para trabalhar em conjunto com ele é o automático de 6 marchas. Já as versões mais caras do Jeep Compass trará sob o capô o motor 2.0 Multijet II turbo diesel, também aplicado no Renegade e na Fiat Toro, que entrega 170 cv e 35,7 kgfm de torque. Com isso, o Compass será o único SUV médio à venda no Brasil a contar com opção a diesel, já que Honda CR-V, Toyota RAV4, dentre outros, contam apenas com opções flex ou movidas apenas a gasolina.

O Jeep Compass a diesel também conta com tração 4x4 e função Active Drive Low, que simula uma reduzida. Já o sistema Selec-Terrain ajusta todo conjunto mecânico do modelo entre os modos Snow (neve ou terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra, exclusivo da versão Trailhawk). O conjunto de tração 4x4 atua sob demanda e quando a tração em todas as rodas não é necessária o eixo cardã fica desacoplado do eixo traseiro para ajudar a economizar combustível e poupar os componentes.

De série todas as versões do Jeep Compass contam com o sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB, sendo que já a partir da versão Longitude, o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comandos de voz ainda mais avançados. O sistema de som opcional é fornecido pela Beats e conta com 506 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer.

No campo da segurança, o Compass conta com controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema anticapotamento (ERM), sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS), controle de velocidade de cruzeiro, controle de partida em subida, assistente de partida em rampa (HSA), freios a disco nas quatro rodas com ABS, três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix, repetidores de direção nos retrovisores externos, faróis de neblina com função cornering (acende do lado que se esterça em manobras ou em baixas velocidades) e direção de torque dinâmico (DST), que induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência.

A opção topo de linha Trailhawk conta com suspensão 2 cm mais alta, pneus especiais de uso misto, placas extras de proteção sob a carroceria e o adesivo preto fosco no centro do capô, medida que tem por objetivo eliminar o ofuscamento do motorista, cortando reflexos indesejados do sol ou outra fonte externa de luz. Nessa versão, o Compass consegue passar por áreas alagadas com até 48 cm de altura do nível de água.

A Jeep também destaca no projeto do Compass o uso de aço de alta resistência em cerca de 70% do chassi e a suspensão independente nas 4 rodas do tipo McPherson. O freio de estacionamento conta com acionamento elétrico, uma conveniência bem interessante. Dependendo da versão o modelo também contará com sistemas avançados de segurança, como piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de estacionamento, dentre outros. 

O Jeep Compass tem garantia de três anos (podendo ser estendida por mais um ou dois anos) sem limite de quilometragem. As revisões serão feitas a cada 12.000 km nas unidades com o propulsor flex e a cada 20 mil km naquelas movidas a diesel sem limite de tempo. Apenas a troca de óleo e filtro tem de ser feita anualmente. A marca também adianta que o Compass contará com plano de revisões até 60.000 km com preço fixo.

Confira abaixo a gama de versões e preço do novo Jeep Compass 2017:

Compass 2.0 Sport flex automático 6 marchas : R$ 99.990

Compass 2.0 Longitude flex automático 6 marchas: R$ 106.990

Compass 2.0 Opening Edition Flex: preço a ser definido

Compass 2.0 Limited flex automático 6 marchas: R$ 124.990

Compass 2.0 Longitude Diesel automático 9 marchas: R$ 132.990

Compass Trailhawk Diesel automático 9 marchas: R$ 149.990 

Apesar de ter revelado o novo Jeep Compass em primeira mão, infelizmente a fabricante não convidou o AUTOO para o lançamento do modelo por isso não podemos trazer ainda mais informações a você, nosso leitor, bem como as primeiras impressões ao dirigir neste momento.   

 
 
Jeep Compass 2017
 
Jeep Compass 2017
Jeep Compass 2017
Jeep Compass 2017
 
Jeep Compass 2017
Jeep Compass 2017
Jeep Compass 2017
 
Jeep Compass 2017
Jeep Compass 2017
Jeep Compass 2017
 
Jeep Compass 2017
Jeep Compass 2017
Jeep Compass 2017
 
Jeep Compass 2017
Jeep Compass 2017
Jeep Renegade 2017
 
Jeep Renegade 2017
Jeep Renegade 2017
Jeep Renegade 2017
 
Jeep Renegade 2017
Jeep Renegade 2017
Jeep Renegade 2017
 
Jeep Renegade 2017
Jeep Renegade 2017
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |