Novo Murano chega à América Latina e Brasil fica de fora

SUV de grande porte contará com motor V6 e bom pacote de equipamentos
Terceira geração do Nissan Murano, que será vendida neste ano na América Latina

Terceira geração do Nissan Murano, que será vendida neste ano na América Latina | Imagem: Divulgação

Enquanto a Nissan prepara sua entrada triunfal no segmento dos SUVs compactos por aqui com o Kicks, a japonesa anunciou nesta sexta-feira (24) uma novidade interessante para a América Latina e Caribe. Os principais mercados da região passarão a contar a partir deste ano com a terceira geração do Murano em suas ruas e avenidas.

Um dos primeiros crossovers do mundo, o Murano se destaca pelo estilo bem arrojado desde a primeira geração, lançada em 2003, e o apelo mais esportivo, com foco no bom comportamento dinâmico. Para a época ele foi revolucionário, uma vez que a maioria dos SUVs eram grandes e não ligavam muito para o aspecto da dirigibilidade.

A região receberá o Murano nas versões Advance e Exclusive, ambas com o motor 3.5 V6 de 260 cv. Bem equipado, ele traz de série recursos como o sistema de som Bose desde a versão de entrada e até mesmo 7 airbags. Já a topo de linha Exclusive acrescenta teto solar panorâmico, regulagem elétrica para bancos e coluna de direção com memória, dentre outras conveniências.

O Murano também conta com o sistema Around View Monitor, que estará presente no Kicks e permite monitorar em 360º tudo o que se passa ao redor do carro direto na tela da central multimídia.

E por aqui, nada?

Apesar de pouco conhecido, o Murano já foi importado ao Brasil de 2007 a 2009, porém sua carreira foi tão curta quanto tímida nas vendas.

O AUTOO procurou a Nissan do Brasil, a qual foi incisiva em afirmar que o novo Murano não vai chegar por aqui. Alguns rumores, contudo, dão conta de que pelo menos na Argentina ele será comercializado. 

Fato é que com o cenário de crise política e econômico, além do Dólar caro, o Murano poderia facilmente encostar - ou até passar - da faixa de R$ 200.000, o que tornaria sua comercialização muito difícil por aqui. O crossover é fabricado nos EUA e sequer conseguiria algum benefício fiscal, como acontece com os carros importados do México graças ao acordo bilateral com o Brasil.

Uma das prioridades da Nissan para o curto prazo talvez deva ser escolher um modelo para atuar acima do Kicks, como o X-Trail por exemplo, para dessa forma atuar na categoria de Hyundai ix35, Honda CR-V, Kia Sportage e companhia. Só então, com uma estratégia bem estabelecida e o país em uma situação mais estável, o Murano faria sentido no Brasil. Já que não custa nada torcer, pelo menos enquanto isso a gente pode ficar olhando as fotos...