Eles ainda engatinham no Brasil, mas na medida em que o Governo começa a conceder mais inentivos tributários aos veículos com propulsão alternativa a tendência é que o segmento passe a ganhar força por aqui. E o Toyota Prius, um dos primeiros modelos híbridos a desembarcar por aqui, acaba de estrear a quarta geração no país.

Além da clara evolução no design, o modelo passa a contar com a nova plataforma global da Toyota, chamada TNGA. Além de conferir uma melhora de expressivos 60% na rigidez torcional, a fabricante explica que o processo construtivo também foi aprimorado graças ao aumento no uso de chapas de aço de alta resistência (de 3% para 19%) e a diminuição no intervalo dos pontos da solda a laser. Além disso, a plataforma TNGA conta com nova posição para a fixação dos bancos e posicionamento de volante, pedais, manopla do câmbio, dentre outros itens, para aumentar o conforto a bordo.

O resultado de tudo isso, o Prius cresceu 60 mm no comprimento (atingindo 4,54 m), 15 mm na largura (1,76 m) e ficou 20 mm mais baixo (1,49 m). O habitáculo, que já era muito bom, ficou ainda melhor graças ao ganho de 15 mm no comprimento interno e 20 mm na largura. O porta-malas oferece espaço para bons 412 litros.

Na dianteira, os farois passam a contar com iluminação por LED, enquanto as rodas de liga leve aro 15” contam com uma calota com partes curvadas que executam a função a resistência ao deslocamento do ar pela lateral do carro. Já na parte interna, a Toyota optou por um painel em “camadas” e manteve a original alavanca da transmissão CVT do tipo “joystick”. Os bancos, por sua vez, foram redesenhados e ganharam reforços no estofado para aumentar o conforto.

No catálogo de equipamentos, o novo Prius segue bem servido. Uma novidade interessante é o ar-condicionado chamado S-Flow, que é capaz de concentrar o fluxo de ar somente nas áreas que contam com passageiros. O sistema é capaz de reconhecer se o banco traseiro está vazio, por exemplo, e deslocar a ventilação somente para os bancos dianteiros.

Assim como o renovado Chevrolet Cruze 2017, a nova geração do Prius também traz o recurso de carregamento de celular sem fio (por indução magnética) para os aparelhos compatíveis com o recurso. O head-up display, por sua vez, agora é colorido.

A central multimídia do novo Prius também é bem completa e conta com tela sensível ao toque de 7”. Ela oferece nevegador integrado, TV digital, além de rádio AM/FM, CD e MP3 player, entradas auxiliar e USB e conexão Bluetooth. Ainda na lista de equipamentos de série, o Prius 2016 conta com piloto automático, revestimento interno de couro, aviso de farois ligados, retrovisor interno eletrocrômico, dentre outros.

No quesito segurança o Prius também agrada e conta com sete airbags, além dos controles de estabilidade e tração. Recurso interessante do ponto de vista do conforto e praticidade, o híbrido também conta com chave presencial tanto para a abertura das portas dianteiras como para a partida, realizada por meio de um botão. 

 
 
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
Toyota Prius 2016
Toyota Prius 2016
 
 

O computador de bordo também é completo e mostra as informações em duas telas de 4,2”. A opção simples traz a velocidade do veículo, quantidade de combustível restante, indicador do modo de condução (Power, ECO, Normal e EV), temperatura externa, distância percorrida após a partida, economia média de combustível, entre outras informações. A visão segmentada acrescenta informações como indicador simplificado do sistema híbrido, medidor instantâneo de combustível e carga da bateria armazenada pelo sistema híbrido.

É possível ainda registrar o consumo de combustível considerando variáveis múltiplas. Em meia hora o display mostra o uso de combustível em intervalos de cinco minutos; a cada 15 quilômetros, o display exibe a informação em intervalos de um quilômetro e a cada 30 quilômetros, o gráfico considera o consumo de cinco em cinco quilômetros.

Também é possível calcular o consumo de combustível na última viagem do mês atual, nos últimos quatro meses ou ainda no mesmo mês do ano anterior. Há ainda a função Eco Diary, que fornece uma lista diária e mensal de distância percorrida e consumo médio de combustível. Pela função Eco Wallet, também presente no Etios 2017, calcula-se o custo total com combustível e quanto o motorista economizou com gasolina em uma única viagem ou em um mês. Esse dispositivo ainda registra o valor total despendido com gasolina nos últimos cinco meses.

É possível também visualizar o percentual do tempo que o Novo Prius operou exclusivamente no modo elétrico. As demais abas apresentam funções ligadas aos sistemas de navegação e de áudio, controle de temperatura, informações de apoio ao condutor, mensagens de aviso e configurações.

Na parte mecânica, o motor 1.8 com comando de válvulas variável foi resenhado para diminuir o tamanho e o peso. Ele entrega 98 cv de potência a 5.200 rpm e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm trabalhando em conjunto com um propulsor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. A potência combina do conjunto, contudo, é de 123 cv descontando as perdas como o calor e outras variáveis.
De acordo com a Toyota, o novo Prius é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e alcança parciais de consumo de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, sendo as duas médias já validadas pelo Inmetro para o Programa de Etiquetagem Veicular.

Por aqui o novo Prius vai chegar às lojas a partir deste mês por R$ 119.950 nas opções de cores Branco Polar, Branco Perolizado, Preto Atitude, Prata Galáctico, Cinza Granito, Azul Noturno e a inédita Vermelho Emoção.

Além de oferecer três anos de garantia completa, a Toyota oferecerá um plano de manutenção fechado com seis revisões para um prazo de seis anos. A fabricante antecipa que os preços para as revisões de 10.000 km até 50.000 km do modelo serão equivalentes aos do Corolla.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |