Um lançamento vazar em fotos de protótipo ou mesmo imagens de produção do material de divulgação - o que mais irrita uma montadora -, é algo normal, mas conhecer um novo modelo por um desenho do manual do proprietário não é algo que vemos todos os dias.

Pois foi assim que a nova geração do Fluence foi desvendada. O site Rnews, da República Tcheca, teve acesso a imagens do manual do carro da Renault que mostra desenhos e medidas do modelo. O resultado deve ficar próximo com a projeção publicada pelo artista Theophiluschin (acima).

Graças aos dados que aparecem na imagem é possível saber que o novo Fluence será praticamente do mesmo tamanho do atual: apenas o comprimento será um pouco maior assim como o entreeixos, um centímetro mais longo, enquanto a altura cai de 1,47 m para 1,44 m.

Já o visual em nada lembra o primeiro Fluence. O novo sedá terá um capô elevado e uma frente volumosa onde se vê a nova linguagem visual da Renault, inspirada na do novo Mégane, seu irmão. Na traseira, as lanternas se esticam quase a ponto de se encontrar no centro da tampa do porta-malas.

 
 
Desenhos do novo Fluence no manual do carro
 
Desenhos do novo Fluence no manual do carro
Desenhos do novo Fluence no manual do carro
Nova geração do Fluence será um pouco maior que a atual
 
Nova geração do Fluence será um pouco maior que a atual
Nova geração do Fluence será um pouco maior que a atual
Projeção da segunda geração do Renault Fluence
 
Projeção da segunda geração do Renault Fluence
Projeção da segunda geração do Renault Fluence
 
 

Mercado complicado

Como a Renault pretende vender a nova geração do Fluence ainda é um mistério. Ele surgiu como um produto com apelo global, capaz de agradar em mais países já que o Mégane não conseguiu se fixar como um veículo de imagem da marca.
Suas vendas até que foram razoáveis no Brasil, mas a concorrência apertou. Além dos dois japoneses (Civic e Corolla), a Chevrolet investiu pesado no Cruze, a Nissan vai bem com o Sentra e ainda temos a Volks (Jetta) e a PSA (C4 Lounge e 408) tirando uma casquinha dos clientes.

Ou seja, não basta carinha bonita: é preciso ótimo conteúdo e tecnologia, como motor turbo, câmbio avançado, itens de segurança ativos e conectividade, para dizer o mínimo. Até o ano que vem, quando ele deve chegar a vários mercados, a Renault terá tempo para pensar nisso.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

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