Maior, mais elegante e eficiente. Assim é a segunda geração do Volkswagen Touareg, que acaba de estrear no mercado brasileiro com preços a partir de R$ 220.990 na versão com motor 3.6 V6 de 280 cv, o mesmo da linha anterior. A outra opção é o 4.2 V8 de 360 cv (R$ 267.990), também usado na primeira versão do SUV, mas desta vez com 10 cv a mais. Por outro lado, a VW trocou o câmbio automático de 6 marchas do jipão com tração 4x4 por um novo com 8 velocidades. O veículo foi apresentado à imprensa nessa quarta-feira (26) durante evento da cidade de Campos do Jordão (SP).

O visual reformado traz a grade “corporativa” da Volks com dois filetes cromados e os faróis com contornos de leds. O capô é mais alto e suas linhas mais agressivas deixaram o veículo com o visual mais esportivo. A traseira também mudou bastante: as lanternas ficaram mais finas e são totalmente vermelhas. Já o formato da tampa do porta-malas é mais elegante, em especial pela diminuição do logotipo da VW da peça.

Segundo medições da Volkswagen, o Touareg 2012 ganhou 4,1 centímetros no comprimento e mais 1,2 cm de largura. Já a distância entre-eixos esticou 3,8 cm, mas a altura do carro foi reduzida em 1,2 cm, fechando em 1,70 metro. A marca também afirma que o SUV ficou mais leve. No caso do modelo V6 a “dieta” foi de 206 kg, enquanto o V8 perdeu 257 kg.

A nova série também traz novos itens de série, a começar pelo freio de estacionamento com acionamento eletrônico que substitui o arcaico terceiro pedal. Outras novidades no Touareg são o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de climatização e os bancos dianteiros esquentam e esfriam. De acordo com a divisão nacional da VW, o modelo chega às concessionárias em junho.

Thiago Vinholes

|

Veja mais notícias da marca