Até que dá para se dizer que hoje temos um bom leque de opções no que diz respeito a propulsão dos automóveis modernos. Temos motores a gasolina, flex, elétricos. Isso sem contar os carros híbridos e até mesmo os movidos a célula de combustível. Mas e se eu te falar que a Ford já tentou criar, pelo menos um estudo, de como seria um carro movido a energia nuclear?

Pois é, a marca americana tentou apresentar ao público como seria um carro desse tipo e, por incrível que pareça, lançou a ideia em 1958 ao revelar o conceito Nucleon, que você confere na foto acima.

O carro era um modelo em escala e, segundo a Ford, para se tornar viável também dependeria que os reatores de fissão nuclear também ficassem menores para caber na parte de traseira do veículo.

Assim como ocorre nos submarinos nucleares, o Ford Nucleon contava com um motor movido a vapor, que era gerado pela fissão de Urânio.

Quem quiser conhecer de perto o Ford Nucleon, o Henry Ford Museum, localizado em Michigan (EUA), ainda conta com uma unidade do modelo. Quem sabe, no futuro, ele inspire algum produto que consiga rodar por nossas ruas...

 
 
Ford Nucleon
 
Ford Nucleon
Ford Nucleon
Ford Nucleon
 
Ford Nucleon
Ford Nucleon
Ford Nucleon
 
Ford Nucleon
Ford Nucleon
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |