O primeiro caminhão pesado elétrico do mundo

Mercedes-Benz sai na frente da Tesla e já testa modelo para 26 toneladas
Mercedes-Benz Urban eTruck

Mercedes-Benz Urban eTruck | Imagem: Divulgação

A Mercedes-Benz anunciou uma notícia que surpreendeu muita gente, talvez até os norte-americanos da Tesla, que anunciaram recentemente uma estratégia parecida. A fabricante alemã revelou ao mundo o Urban eTruck, primeiro caminhão do mundo na categoria dos pesados, capaz de transportar 26 toneladas, a contar com propulsão totalmente elétrica.

Segundo a Mercedes, o Urban eTruck conta com motores elétricos posicionados no centro das rodas motrizes traseiras. A solução abriu espaço para que um conjunto com três módulos de baterias de íon-lítio fossem instalados no centro do chassi. O Urban eTruck conta com autonomia de 200 km, o suficiente, segundo a fabricante, para cumprir a agenda de um dia de entregas na cidade.

O movimento da Mercedes-Benz de lançar um caminhão desse porte com propulsão elétrica é importante uma vez colabora para diminuir o nível de ruído nas cidades, colabora para reduzir a poluição dos grandes centros urbanos e, para as empresas de entrega ou profissionais do setor, permite o acesso a áreas restritas em algumas cidades que impõem restrições a circulação de caminhões. Vale destacar que grandes metrópoles como Londres e Paris cogitam banir o uso de carros com motor a combustão no centro da cidade no longo prazo.

Outra vantagem que promete agradar os proprietários dos caminhões e empresários do setor é a economia no custo do transporte. De acordo com a Mercedes-Benz, alguns testes revelam uma economia de aproximadamente 1.000 euros a cada 10.000 km rodados com o caminhão elétrico em comparação com um modelo com motor a diesel.