Como todo mundo já sabe, a nova geração do Suzuki Vitara está confirmada para o Brasil e deverá ser o grande destaque da marca para o Salão de São Paulo, que ocorrerá em novembro deste ano. Mas o que podemos esperar do SUV por aqui? Vale destacar que a Suzuki já começou uma campanha mais intensiva para divulgar o carro junto à imprensa especializada, destacando os prêmios que o SUV já recebeu ao redor do mundo. Só na Espanha, Chile, México, Rússia e Austrália, por exemplo, o modelo recebeu o título de “melhor SUV do ano”.

Dentro da gama Suzuki, o novo Vitara ocupa um nicho bem específico. Ele conta com 4,17 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,61 metros de altura, sendo que o entre-eixos é de 2,50 metros. Com isso, o Vitara é um modelo mais compacto em relação ao S-Cross, já oferecido por aqui e que concorre com Honda HR-V e cia. O S-Cross, apenas para comparação, conta com 4,30 metros de comprimento e 2,60 metros de entre-eixos. Até mesmo no que diz respeito ao porta-malas, o S-Cross leva uma vantagem bem maior, com a possibilidade de acomodar até 440 litros contra 375 litros do Vitara. Mas, com isso, qual será o papel do SUV que a Suzuki vai lançar em breve por aqui?

Caberá ao Vitara se posicionar como uma alternativa “premium”, ou seja, mais equipada entre os SUVs compactos, oferecendo praticamente o mesmo espaço interno, porém muito mais equipamentos por um preço que deverá superar os R$ 108.900 cobrados no S-Cross 4x4 GLS, a versão mais cara do modelo.

O novo Vitara contará apenas com o sistema de tração integral All Grip e virá com uma série de assistentes de condução, com destaque para o piloto automático adaptativo e o sistema RBS (Radar Brake Suport). O recurso em questão utiliza um radar para monitorar a distância do carro a frente, podendo não só alertar o motorista quando os dois veículos ficarem perto demais, como até mesmo acionar os freios em uma situação extrema a fim de evitar uma colisão.

Também ao contrário do S-Cross e mantendo a tradição da família Vitara para o off-road, o novo Vitara mantém boas credenciais para o uso fora de estrada, como os ângulos de ataque de 18,2º e de saída em 28,2º. A altura mínima em relação ao solo é de 18,5 cm, o que está longe de ser ruim.

Outro atributo interessante do novo Vitara é o teto solar panorâmico com dois paineis de vidro, um acima dos passageiros dos bancos dianteiros e outro para os ocupantes do banco traseiro, que podem ser abertos integralmente. Segundo a Suzuki, quando fechados os dois paineis somam 1 metro de comprimento. O Vitara também conta com central multimídia de 7” e sua tela sensível ao toque também pode ser operada por pessoas utilizando luvas. Ela conta com navegador com mapas em 3D integrado e permite o espelhamento de smartphones.

Se o S-Cross permite escolher a cor do teto, o novo Vitara contará com possibilidades de personalizaçao ainda maiores, com os clientes podendo escolher a cor da grade dianteira, acabamento do painel, dentre outros. Pelo menos na Europa, o modelo também pode receber dois pacotes de acessórios, o “urban” e o “rugged”, sendo o primeiro voltado ao uso urbano e com alguns elementos cromados, e o segundo conferindo um visual mais robusto ao modelo, como molduras para os para-lamas.

Na parte mecânica, o Vitara terá como opção a gasolina o motor 1.6 16V, o mesmo aplicado no S-Cross, com potência na casa de 120 cv e aceitando apenas gasolina. Assim como o S-Cross e modelos mais modernos como o próprio Nissan Kicks, a receita da Suzuki é apostar no baixo peso do conjunto para compensar a potência mais comedida do motor. No quesito transmissão, os modelos contam com uma diferença importante: enquanto o S-Cross utiliza uma caixa CVT com 7 marchas virtuais, o Vitara opta por uma caixa automática convencional de 6 velocidades também com a opção de trocas sequenciais.

Importado da fábrica da Suzuki em Magyar, na Hungria, o novo Vitara promete ocupar um nicho bem particular de SUVs compactos entre R$ 100.000 e R$ 120.000. O início das vendas deve ocorrer no primeiro trimestre de 2017. Confira abaixo uma galeria de fotos completa do Suzuki Vitara 2016:  

 
 
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
Suzuki Vitara 2016
Suzuki Vitara 2016
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |