Oficial: BMW revela novo M5 em definitivo

Sedã superesportivo tem motor 4.4 V8 de 560 cv para ultrapassar os 300 km/h

Modelo pode atingir 305 km/h | Imagem: divulgação

O clima de mistério envolta das imagens vazadas do M5 2012 durou pouco. A BMW acaba de divulgar todas as informações da nova geração de seu sedã superesportivo que será lançado durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. O preço, certamente muito alto, ainda não foi revelado, mas a montadora compensou a curiosidade com mais dados sobre a parte mecânica e o desempenho da nova máquina.

As informações sobre a motorização não estavam erradas. O novo M5 realmente usa o motor 4.4 V8 biturbo, mas em vez de 555 cv, como é nos modelos X5 M e X6 M, o sedã dispõe de 560 cv a 7.000 rpm. O torque máximo é de 70 kgfm e está presente desde as 1.500 rpm até 5.750 rpm. É força total praticamente a todo momento. A transmissão, no entanto, não tem tração integral, segue traseira e conta com 7 marchas e dupla embreagem (DCT).

Todos os números de performance do motor são traduzidos no tempo de 4,4 segundos para ir do 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente - sem limitador o carro passa dos 305 km/h. Outro número interessante é o tempo que o carro leva para partir da imobilidade e atingir os 200 km/h: apenas 13 segundos. A BMW também afirma ter melhorado o consumo do M5 – antes com motor V10 – em até 30%. Nas contas da montadora, o modelo roda média 10,1 km/l. A 300 km/h deve ser um “pouco” diferente.

No intuito de gastar menos combustível – gasolina podium de preferência – o M5 de última geração tem sistema stop/start. O equipamento desliga o motor quando o veículo para em semáforos ou no trânsito e volta a liga-lo quando o pedal do freio é aliviado. A BMW também atualizou os sistemas eletrônicos de controle de estabilidade e tração, que podem deixar o comportamento do carro mais permissivo de acordo com o set-up escolhido – Efficient, Sport e Sport Plus. Esses modos também alteram as respostas do motor, câmbio, suspensão e direção.

Entre os tantos botões no painel o que mais instiga é que ativa o Launch Control, ou Controle de Lançamento. O equipamento opera com ajuda dos controles de tração e estabilidade, ajustando a aceleração e o tempo de reação da transmissão para uma arrancada eficiente. Para frear, o M5 conta com enormes discos ventilados com pinças esportivas para ancorar as rodas aro 20” no asfalto, mas esse tamanho é opcional – o jogo standard é aro 19”.

O interior do sedã esportivo também mudou bastante e ficou mais moderno. O acabamento pode ter apliques de fibra de carbono ou de antracite, acabamento clássico da BMW, e  o volante multifuncional tem formato mais esportivo e revestimento de couro. Outra novidade na cabine é a tela do i-Drive, agora com 10”, para comando do rádio e navegador GPS. O lançamento comercial do novo M5 na Europa está marcado o final de setembro.