Enquanto no Brasil a Chevrolet aposentou o Astra preparando terreno para a chegada do Cruze hatch, na Europa a Opel, subsidiária alemã da GM, apresenta a versão esportiva do modelo batizada de OPC.

O hatch chega com objetivo claro de incomodar o trio VW Golf GTi, Renault Mégane RS e novo Ford Focus ST. Para isso a marca trabalhou bem no carro. Um exemplo é o motor 2.0 litros de injeção direta dotado de turbo que deve entregar 280 cv para levar o carro aos 250 km/h. O ca visual é baseado na versão GTC e adiciona freios a disco da Brembo, saias laterais, rodas aro 20” e escapamento duplo.

O esportivo ainda conta com diferencial autoblocante, amortecedores adaptativos FlexRide que opera em três modos: Normal, Sport e OPC. Dependendo do modo, o sistema deixa a suspensão mais firme, a direção mais dura e melhora as respostas do motor. A nova versão do Astra europeu será lançada oficialmente em fevereiro de 2012 na Europa. Ele também vai ganhar as ruas do Reino Unido, mas pelas mãos da Vauxhall, a divisão britânica da GM, que deve chamá-lo de Astra VRX.

Jair Oliveira

|