A quarta geração do Corsa europeu, lançado em 2006, acaba de passar por sua primeira “cirurgia plástica”. O modelo, vendido pela Opel e a Vauxhall na região, agora passa a incorporar novos para-choques, redefinidos com uma linha mais esportiva, e mais itens para o interior, como o sistema de navegação GPS com tela integrada embutida no painel e comandos digitais par ao ar-condicionado.

Outra novidade do carro, que estreia em janeiro de 2011, é o opcional da série Color Line Series, composto por faixas de diferentes cores que podem ser fixadas pela carroceria. Outro componente adicional vendido a parte são as rodas aro 17”.

Por outro lado, o Corsa nas versões Ecoflex com motor 1.3 turbodiesel passa a vir equipado de série com sistema stop/start para economia de combustível. O equipamento desliga o motor nos momentos em que o veículo encontra-se parado, situações como congestionamentos ou semáforos, e volta a acioná-lo assim que o pedal do acelerador volta a ser pressionado. O restante da linha segue com as opções dos blocos 1.0 e 1.2 a gasolina.

No Brasil, o Corsa é oferecido pela Chevrolet desde 1994. No entanto, a GM por aqui não avançou com o carro até sua quarta geração e manteve-se na terceira, à venda no país desde 2002. O modelo, com o lançamento do Agile, vem perdendo espaço e tende a ser descontinuado em breve.

Thiago Vinholes

|