A CINAU (Central de Inteligência Automotiva), divisão do Grupo Germinal, que atua no segmento de marketing direto, divulga anualmente os resultados da pesquisa Melhor Carro/Imagem das Montadoras, com direito a um quesito interessante: a opinião dos mecânicos do país.

Para estes profissionais, o Fiat Uno é o veículo popular mais recomendado, com índice de 21,7%, seguido pelo Volkswagen Gol, com 20,8% e Fiat Palio, com 14,4%. A pesquisa, com 1 200 profissionais de reparação automotiva em todo o Brasil, leva em consideração a relação custo/benefício, a qualidade mecânica dos automóveis e a durabilidade das peças.

Outros tipos de perguntas, entretanto, foram feitos para os mecânicos. Quando questionados sobre “o carro dos sonhos” para a reparação, o líder foi o Chevrolet Vectra, seguido pelo Honda Civic e Volkswagen Golf. Segundo os profissionais, os critérios foram a durabilidade e a facilidade de se encontrar peças de reposição.

Entre os veículos médios, com motorização que varia entre 2.0 e 2.4 litros, o Vectra é também o líder de recomendação, seguido pelo Astra, o que dá a entender que a Chevrolet é bem vista pelos mecânicos. E isso continua nos modelos com motorização acima de 2.5 litros, com Omega e Blazer nas primeiras colocações, seguidos pelo VW Jetta, em 3°.

Os não recomendados

A parte temida pelas montadoras nessa pesquisa da CINAU fica por conta dos automóveis não recomendados pelos reparadores independentes. O campeão de rejeição dessa indesejável lista é o Ford Fiesta (12,2%), seguido por Volkswagen Gol 16V (11,2%) e Fiat Marea (6,1%).

De acordo com o órgão, o que influencia na opinião dos mecânicos o índice é a durabilidade insuficiente do veículo, pouca qualidade e baixa disponibilidade de peças de reposição. Ou seja, o oposto dos pontos que dão a um automóvel o título de “bom para reparação”.

Redação

Redação |