Os 40 anos do VW Golf GTI

Confira alguns detalhes da trajetória de um dos esportivos mais famosos ao redor do mundo
Gama Volkswagen Golf GTI reunida desde a primeira geração

Gama Volkswagen Golf GTI reunida desde a primeira geração | Imagem: Divulgação

No Brasil, na Europa, nos EUA, poucos esportivos geram um carinho tão grande como o Volkswagen Golf GTI, Subaru WRX STI, Mitsubishi Lancer Evo, dentre outros. Prova disso é que a versão mais esportiva do hatch médio da Volkswagen atinge a importante marca de 40 anos em produção. Para celebrar, a marca alemã criou algumas série especiais, como a Clubsport S que você conferiu aqui no AUTOO.

Para não deixar o feito passar em branco, preparamos um pequeno especial relembrando a trajetória do Golf GTI, que atualmente é produzido no Brasil e custa R$ 120.690 e conta com motor 2.0 turbo de 220 cv. Confira abaixo a história dessa importante versão:

1ª Geração – 1976 – A história do Golf GTI começa com quatro funcionários da VW que, em 1974, tiveram a ideia de criar um “Sports Golf”. A empresa resolveu bancar a ideia e dois anos depois ele foi lançado. Com motor 1.6 de 110 cv e atingindo 182 km/h de velocidade máxima, o Golf GTI era bem superior aos demais hatches e alguns esportivos da época. Em 1983 ele ganhou a primeira edição especial, chamada “Pirelli GTI” e contava com 112 cv.

2ª Geração – 1984 – A segunda geração manteve a mesma proposta esportiva e trazia motor 1.8 de 112 cv, porém a potência foi sensivelmente reduzida para 107 cv com a adoção do catalisador no escapamento. Dois anos depois, o hatch médio ganhou um 1.8 16V e a potência subiu para 129 cv mesmo com o catalisador, o que ajudava a garantir o bom desempenho característico da versão. Sem o conversor no escapamento, o mesmo motor entregava 139 cv. Em 1990, veio a estreia da versão GTI G60. Ela utilizava motor 1.8 8V sobrealimentado por compressor e 160 cv de potência.

3ª Geração – 1991 – Esta foi a primeira vez que o Golf GTI desembarcou no Brasil, chegando por aqui em 1994. O destaque ficava por conta de sua opção mais forte, com motor 2.8 VR6 de 172 cv no Brasil. Ele também contava com um 2.0 8V com fluxo cruzado de admissão, um diferencial para modelos esportivos. Na opção VR6, o Golf GTI atingia 222 km/h. Na Europa, ele também podia contar com um motor diesel de 110 cv e, em 1996, recebeu a série comemorativa de 20 anos da versão esportiva.

4ª Geração – 1998 – Com aparência mais conservadora, a quarta geração do Golf GTI contava com motores 1.8 turbo e o aclamado VR6. Em 2001, na Europa, estreou a versão de comemoração aos 25 anos da gama GTI. Um detalhe a parte, vale destacar que foi na quarta geração do Golf que a Volkswagen estreou mundialmente o câmbio de dupla embreagem DSG na versão R32, que contava com um 3.2 VR6 de 241 cv.

5ª Geração – 2004 – Sem importação oficial ao Brasil, a quinta geração do Golf GTI marcou uma grande evolução na parte dinâmica do hatch médio, além de um visual mais agressivo. O motor já era um 2.0 turbo, marcando o que seria uma marca do modelo para os anos posteriores.

6ª Geração – 2009 – Na sexta geração, o hatch médio ganhou aprimoramentos técnicos importantes, como a estreia do diferencial dianteiro com bloqueio eletrônico (XDS). Com 210 cv e escapamento mais esportivo, o modelo passou a contar com um caráter ainda mais divertido. Em 2011, marcando os 35 anos da linha GTI, a série especial “Golf GTI Edition 35” entregava 235 cv.

7ª Geração (atual) – 2012 – O modelo é lançado com duas opções de potência extraídas do 2.0 turbo: 220 cv ou 230 cv na configuração GTI Performance. No início de 2016 foi revelada a versão Clubsport com 290 cv e, neste mês, o Clubsport S, que coroa os 40 anos do Golf GTI com o título de carro de tração dianteira mais rápido do mundo