Automóveis existem em variadas formas e para diversos bolsos. Os modelos considerados de alto luxo são o topo dessa cadeia, ainda que os superesportivos por vezes os superem em preço. Mas no que diz respeito ao bem estar, nenhum outro tipo de transporte sobre rodas pode proporcionar o conforto de um sedã de fina estirpe, seja na qualidade do interior quanto no prazer ao conduzir as centenas de cavalos de potência de seus motores. Vamos conhecer alguns desses veículos exclusivos.

1-Audi A8 L

A Audi é uma das fabricantes de carros que mais oferecerem opções de veículos. Do compacto A1 ao grande SUV Q7, a marca alemã tem como ponto alto a terceira geração do sedã de alto luxo A8. Não só isso, o modelo é oferecido ainda na versão L, abreviação de limusine. Essa alternativa é 13 cm maior em comprimento que a série normal, totalizando 5,26 metros, sendo 3,12 m apenas de distância entre-eixos. Todo esse porte proporciona um vasto espaço interno, que pode ser configurado ao gosto do comprador, como a maioria dos carros desse segmento. Já a impulsão vem do motor 6.3 W12 de 500 cv. No Brasil, o carro custa mais R$ 500.000.

2-Aston Martin Rapide

Antes especializada apenas na produção de carros esportivos, a inglesa Aston Martin decidiu neste ano se aventurar também no ramo dos sedãs. E seu muito bem. O resultado foi o Rapide, um luxuoso três volumes com as linhas tão arrojadas quanto as do DBS, o principal produto da marca britânica, e com a vantagem do porta-malas com capacidade para até 750 litros de volume de bagagem. O propulsor do Aston “familiar” é o 6.0 V12 de 470 cv, capaz de leva-lo a velocidade máxima de 250 km/h. Nos Estados Unidos, o modelo é vendido por cerca de US$ 200.000, aproximadamente R$ 333.000 (sem taxas de importação).

3-Bentley Mulsanne

Tradicional da fabricação de carros de alto padrão, a Bentley, também da Inglaterra, lançou em 2010 o Mulsanne, seu novo sedã desenvolvido com a dura missão de substituir o igualmente luxuoso, mas já ultrapassado, Arnage. O modelo de US$ 285.000 (R$ 475.000) já nasceu com postura de carro clássico, com desenho típico ao gosto inglês, sem grandes extravagancias no design. Mas não se pode dizer o mesmo do interior, que possui acabamento de madeira, couro alcantara e diversos componentes eletrônicos, que vão desde o simples ar-condicionado ao sistema de refrigeração e entretenimento audiovisual. Seu motor é um 6.7 V8 de 505 cv.

4-BMW 760Li

Assim como o Audi A8, o novo BMW Série 7 também possui uma versão com carroceria alongada, e, consequentemente, mais luxuosa e cara. À venda no Brasil por R$ 630.000, o modelo reúne o melhor da marca alemã nos mais de 5,5 metros de comprimento do 760Li, cuja propulsão fica a cargo do bloco 6.0 V12 biturbo de 400 cv controlado por câmbio automático. O modelo ainda vai dos 0 aos 100 km/h em 4s6 e atinge 250 km/h.

5-Maserati Quattroporte

O único representante italiano no nicho não faz feio. Sucesso de vendas, o Maserati Quattroporte ostenta o clássico desenho da marca do tridente elaborado pelo conceituado estúdio Pininfarina ao passo que a motorização conta com o “tempero” especial da Ferrari. Esbanjando luxo e conforte, Quattroporte leva debaixo do capô o motor 4.7 V8 com até 440 cv. Disponível no mercado brasileiro, o carro só sai da loja mediante o pagamento na enorme quantia de R$ 850.000.

6-Maybach Landaulet

A pouco conhecida Maybach, uma das marcas do Grupo Daimler (que tem ainda a Mercedes-Benz e a smart), fábrica alguns dos carros mais caros do mundo. Um deles é o Landaulet, um carro tão exótico quanto caro: custa US$ 756.000 nos EUA, cerca de R$ 1.258.000. O nome do carro é a definição para o seu tipo de carroceria, um veículo semi-conversível, por assim dizer. Vão com as cabeças ao vento apenas quem viaja na parte de trás do carro, enquanto o motorista vai na cabine fechada incumbido de acelerar o motor 6.0 V12 biturbo da AMG, a mesma divisão esportiva que prepara os carros de alto desempenho da Mercedes.

7-Mercedes-Benz S 63 AMG

Falando em Mercedes-Benz, a marca alemã também tem seu carro de alto luxo: o Classe S. O S 63 AMG no caso é o nome da versão mais cara da linha (no Brasil custa US$ 326.000, já com impostos embutidos no preço). O motor 5.5 V8 biturbo de 571 cv conta com ajustes da AMG, fazendo o carro acelerar do 0 aos 100 km/h em apenas 4s5 e empurrá-lo até a velocidade máxima de 300 km/h, limitada eletronicamente. A marca ainda garante que o sedã roda pouco mais de 10 km/l de gasolina, o que é bom para um veículo com mais de 5 metros.

8-Porsche Panamera Turbo

Atual vedete da Porsche, o Panamera, assim como foi com o SUV Cayenne, leva a tradicional montadora alemã a um novo segmento. Lançado no Brasil este ano, a versão top de linha Turbo custa R$ 749.000 e já é uma das opções mais requisitadas no nicho dos carros alto luxo com seu motor 4.8 de 500 cv. Com espaço somente para 4 ocupantes, o carro mais recente da fabricante de Stuttgart tem câmbio PDK com dupla embreagem e recursos para poupar combustível, como o sistema de injeção direta de gasolina no propulsor e o stop/start, que desliga automaticamente o carro no trânsito ou em situações em que o veículo se encontre parado e volta a liga-lo assim que o freio é aliviado.

9-Rolls-Royce Phantom

O Phantom é um dos automóveis mais icônicos de seu segmento. Mantendo o clássico desenho da Rolls-Royce, o sedã britânico é talvez o carro mais luxuoso do mundo. Nesse sedã o dono muito provavelmente viajará no banco traseiro, acessado pelas chamadas portas suicidadas, que tem abertura contrária a convencional. O acabamento pode variar. Há quem escolha detalhes de madeira ou couro, enquanto outros podem optar por ouro e prata. Quem quiser um desses, que alias tem motor V12, tem de desembolsar no mínimo US$ 450.000, algo em torno de R$ 748.000, sem impostos, claro.

10-Volkswagen Phaetom

Quem diria que um dia a Volkswagem, cujo nome alemão significa “carro do povo”, faria o Phaetom, um carro para parcela mais endinheirada da clientela automotiva. E fez bem. O modelo já está em sua segunda versão visual e tem preço inicial de US$ 100.000 (R$ 166.000), o que pode ser considerado uma pechincha para o segmento. Ele é oferecido com motores V6, V8 ou W12, versão esta com 450 cv. Por enquanto é oferecido somente na Europa e China.

Thiago Vinholes

|