A Ford do Brasil decidiu mostrar o interior do novo Fusion 2017, que deverá chegar por aqui ainda neste ano, e junto com as primeiras imagens a marca também divulgou uma interessante pesquisa onde revela os principais hábitos dos motoristas ao trafegar com o carro. São eles:

1 - Garrafas campeãs – A pesquisa da Ford mostrou que cresce no mundo a tendência de consumo de águas, cafés e refrigerantes dentro do carro: nos Estados Unidos, 79% usam os porta-copos para garrafas e 52% também para xícaras de café e chá. Na Ásia, as pessoas costumam transportar garrafas grandes de chá.

2 - Satisfação ao seu alcance – As pessoas valorizam os porta-copos fáceis de alcançar. Mas, como a variedade de comprimento de braços e posição dos bancos é grande, isso é mais fácil de dizer do que fazer. A Ford estudou a ergonomia para tornar os porta-copos do novo Fusion acessíveis a pelo menos 95% da população.

3 - Mais do que copos – Além de garrafas, 50% das pessoas usam os porta-copos para guardar o celular e 28% para troco, 19% para alimentos, 14% para balas e 12% para carteiras. Os homens são mais propensos que as mulheres a usar os porta-copos para carteira e troco.

4 - Capacidade de segurar – Um ótimo porta-copos deve acomodar um recipiente extragrande e, também, segurar um recipiente pequeno sem deixá-lo virar.

5 - Três vasilhames – Os porta-copos precisam ser fundos para segurar recipientes maiores, mas rasos o suficiente para se retirar um copo pequeno. A Ford descobriu que a maioria dos vasilhames se enquadra em três tipos: a garrafinha de água reciclável de meio litro, a garrafa plástica de 600 ml de sucos e bebidas esportivas e o copo de refrigerante de 900 ml usado em fast-foods. Se um porta-copos consegue segurar esses três tipos, servirá para a maioria.

Segundo a Ford, para combinar todos esses requisitos foi usado um robô tátil no desenvolvimento do interior do modelo para ajudar os técnicos a melhorar a praticidade e a conveniência dos motoristas. A máquina em questão, chamada RUTH, testava os porta-copos medindo aspectos como a força das molas internas ao encaixar uma garrafa.

Como é possível ver na imagem acima, o porta-copos do modelo ficará em uma posição próxima ao do Fusion atual e terá a opção de personalizar as luzes que iluminam o compartimento. Destaque também, observado na foto, vai para o seletor do câmbio automático, que passa a ser do tipo rotativo, e a presença de freio de estacionamento com acionamento elétrico.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |