Quem nunca se perguntou: “qual é o carro mais belo da história”? Trata-se de um questionamento muito pessoal, já que cada um tem uma opinião sobre o assunto. Mas, e na visão dos especialistas em criação de automóveis, qual é o mais belo? A indagação foi parar nas páginas da revista britânica Classic & Sports Car.

A publicação procurou nomes de designers famosos para saber suas opiniões sobre os mais belos carros da história da indústria automobilística. Além de um palpite sobre alguma criação própria, cada um dos 20 entrevistados também escolheu o melhor modelo de todos os tempos. Ao fim, os mais votados foram incluídos em uma lista contendo os dez mais queridos.

Resultado final? Deu Citroën DS. Sim, o mesmo modelo que está sendo relançado na nova fase da marca dos dois chevrons estampa a primeira colocação da tabela. Ou seja, esse é, na opinião de especialistas, o automóvel mais belo da história. Não entraremos, entretanto, no assunto “novo DS”.

Sobre o Citroën DS

O clássico da marca francesa é polêmico, já que contava com linhas extremamente revolucionárias. Hoje, há quem o ache brega, mas o automóvel continua encantando gerações.

“É um automóvel impossível de ser imitado”, opinou Giorgetto Giugiaro, cujo nome não necessita de mais explicações. Os elogios das estrelas da criação, entretanto, não param por aí. Leonardo Fioravanti, ex-designer da Pininfarina e que criou modelos como as Ferraris Daytona, Dino e 308GTB, vai além: “É um verdadeiro carro de rua que, em seu tempo – e até mesmo hoje –, representava o ‘sonho’ em seu estado máximo”.

Peter Stevens, responsável pelos projetos da famosa McLaren F1 e da segunda geração do Lotus Esprit, também deu seu pitaco. “Sempre considerei o fato de que as primeiras linhas desse carro surgiram em 1955. Por isso, acho ele extraordinário”.

A inovação também foi o que encantou Marcello Gandini, responsável por modelos como Lancia Stratos e Lamborghini Countach. “Para a época, era uma completa insensatez, uma loucura total no ponto de vista industrial. Mas era um carro realmente inovador em 1955. Algumas pessoas podem até ter boas idéias, mas colocar o carro na prática foi algo realmente bravo.”

Outros concorrentes de peso

A votação, entretanto, não foi apenas para o DS. Empatados na 2ª colocação ficaram os não menos clássicos modelos Jaguar XK120 e Ferrari 275GTB. A variedade continua aparecendo com a 4ª posição, da ao Cord 810/812.

Algumas marcas, porém, se destacam nessa lista. Para se ter uma idéia, entre os dez mais votados, encontramos três Ferraris (sendo duas 250GT), dois Jaguares e duas Lotus.

Confira a lista dos dez mais votados na opinião dos especialistas:

1. Citroën DS
2. Jaguar XK120
2. Ferrari 275GTB
4. Cord 810/812
4. Ferrari 250GT Lusso
4. Ferrari 250GT Short-wheelbase
4. Jaguar E-type
4. Lamborghini Miura
4. Lotus Elan
4. Lotus Elite (1957)

Redação

Redação |