A organização do tradicional “International Engine of the Year”, premiação realizada todos os anos pela revista Engine Technology International, divulgou a lista com os melhores motores neste ano.

O campeão com 331 pontos na categoria geral foi o 3.9 V8 biturbo de 669 cv que equipa a Ferrari 488 GTB. Ele foi seguido pelo conjunto híbrido formado pelo motor 1.5 tricilíndrico trabalhando em conjunto com um propulsor elétrico presente no BMW i8. O esportivo somou 278 pontos na classificação geral.

Em terceiro lugar, mais um motor de aplicação esportiva aparece na lista. O novo 3.0 de 6 cilindros biturbo que equipa a gama Porsche 911 Carrera atingiu 267 pontos. Já na quarta posição, o bloco 1.2 turbo da PSA faturou 180 pontos. Na Europa ele está presente em vários modelos da gama Peugeot e Citroën, incluindo o C4 Picasso. Por aqui, a versão aspirada estreou no Peugeot 208 e também vai figurar no Citroën C3.

Em quinto lugar ficou o motor 1.0 EcoBoost da Ford em suas variantes de 100 cv, 125 cv e 140 cv. Vale destacar que ele vai chegar ao Brasil em breve, onde passará a equipar uma das versões do New Fiesta.

A lista segue com o 2.0 turbo presente nos modelos Mercedes-AMG A 45, CLA 45 e GLA 45, esportivos que também são oferecidos no Brasil. Na sétima posição ficou o motor 6.3 V12 da Ferrari F12 tdf, que entrega 780 cv. Por fim, o 2.5 de 5 cilindros turbo dos Audi RS 3 e RSQ3 levou a oitava posição.

A eleição é dividida em oito categorias, considerando o deslocamento dos motores, e o júri analisa os motores levando em conta impressões subjetivas ao dirigir os veículos equipados com os propulsores avaliados, além de uma análise técnica que leva em conta características como economia de combustível, suavidade na operação, desempenho, ruído, dentre outras. O painel de jurados é composto por 62 jornalistas de diversos países, incluindo o Brasil.

 
 
2.5 de 5 cilindros turbo da Audi
 
2.5 de 5 cilindros turbo da Audi
2.5 de 5 cilindros turbo da Audi
6.3 V12 presente na Ferrari F12 tdf
 
6.3 V12 presente na Ferrari F12 tdf
6.3 V12 presente na Ferrari F12 tdf
Propulsor 2.0 turbo de 4 cilindros presente na gama Mercedes-AMG A 45, GLA 45 e CLA 45
 
Propulsor 2.0 turbo de 4 cilindros presente na gama Mercedes-AMG A 45, GLA 45 e CLA 45
Propulsor 2.0 turbo de 4 cilindros presente na gama Mercedes-AMG A 45, GLA 45 e CLA 45
Motor 1.0 EcoBoost da Ford, que vai estrear no Brasil no New Fiesta
 
Motor 1.0 EcoBoost da Ford, que vai estrear no Brasil no New Fiesta
Motor 1.0 EcoBoost da Ford, que vai estrear no Brasil no New Fiesta
Motor 1.2 de 3 cilindros da PSA
 
Motor 1.2 de 3 cilindros da PSA
Motor 1.2 de 3 cilindros da PSA
3.0 de 6 cilindros contrapostos biturbo da Porsche
 
3.0 de 6 cilindros contrapostos biturbo da Porsche
3.0 de 6 cilindros contrapostos biturbo da Porsche
Conjunto propulsor híbrido do BMW i8
 
Conjunto propulsor híbrido do BMW i8
Conjunto propulsor híbrido do BMW i8
Acima o 3.9 V8 biturbo que equipa a Ferrari 488 GTB
 
Acima o 3.9 V8 biturbo que equipa a Ferrari 488 GTB
Acima o 3.9 V8 biturbo que equipa a Ferrari 488 GTB
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |