Campeã das 24 Horas de Le Mans em 2009, a Peugeot quer voltar ao topo da categoria com a nova versão do protótipo 908, o 90X. Ainda focada no desenvolvimento de motores turbodiesel de alta performance, a marca francesa preparou para o monoposto um novo motor V8, que substitui o bloco V12 utilizado anteriormente, obedecendo o novo regulamento da prova.

Mesmo com o motor menor, a potência do 90X segue quase a mesma. Varia entre 550 cv e 600 cv, de acordo com a fabricante, e a parte aerodinâmica da bolha foi aprimorada. O modelo também dispensou o KERS, equipamento que acumulava energia cinética das frenagens e a convertia em eletricidade para depois despeja-la nas rodas ao comando do piloto, para obter mais velocidade.

Ainda em relação ao protótipo anterior, o novo carro também passa a ter o motor totalmente coberto pela carroceria. A Peugeot ainda redesenhou o exaustor traseiro, uma das peças responsáveis por manter o carro no chão em velocidades altíssimas, que normalmente passam dos 320 km/h. Já informações sobre desempenho a fabricante mantém em segredo.

Mas antes de disputar a tradional corrida francesa, que acontece em setembro, o 90X fará sua estreia nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, em 19 de março. Depois disso, o modelo entra na disputa da Intercontinental Le Mans Cup.

Thiago Vinholes

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