Quem disse que os carros elétricos não são rápidos? A Peugeot provou que este tipo de tecnologia também é viável para os adeptos da velocidade ao marcar a melhor volta em Nurburgring com um veículo movido somente por baterias. O modelo em questão foi o protótipo EX1, apresentado em 2010 no Salão Paris, que foi conduzido pelo piloto francês Stéphane Caillet. O tempo foi de 9 minutos e 1 segundo.

O EX1 tem um desenho um tanto exótico, em especial nas rodas traseiras, que parecem flutuar. A cabine leva apenas dois ocupantes e não há capota. Mas tem potência de sobra. Segundo a marca do leão, o motor elétrico do protótipo gera 340 cv. Outra demonstração de seu funcionamento foi a velocidade média do carro durante a volta recorde: 138,324 km/h.

O autódromo de Nürburgring, localizado na Alemanha, é famoso por sua extensão – são 20,8 km de pista, com diferentes tipos de asfaltos, dezenas de curvas e uma longa reta com mais de 4 km. Foi concluído em 1927 e desde então serviu de palco para as mais variadas categorias do automobilismo e também é utilizada pelas montadoras para desenvolver novos carros.

O recorde absoluto do circuito é do protótipo Radical SR8 LM, que percorreu a pista de uma ponta a outra em 6 minutos e 48 segundos. Em comunicado, a Peugeot afirmou que em breve divulgará um vídeo no EX1 em ação na pista germânica.

Thiago Vinholes

|