O Grupo PSA Peugeot-Citroën prepara um importante passo para o mercado brasileiro e sul-americano. Conforme aponta do website Argentina Auto Blog, a empresa francesa investirá aproximadamente € 700 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão) em fábricas na América do Sul nos próximos três anos. O capital será revertido para o desenvolvimento de novos automóveis e a adaptação das linhas de montagem na região para produzi-los.

Cerca de 85% da verba apontada pela fonte será aplicada da fabrica da PSA em Porto Real (RJ). Segundo a publicação, a planta ficará responsável pela manufatura do 208, modelo ainda inédito que vem sendo desenvolvido para substituir o 207 nacional. O plano inclui ainda o lançamento de um segundo compacto para o mercado sul-americano, chamado pelos corredores da marca de M3, conforme aponta o site argentino.

Já a fábrica da PSA em El Palomar, na Argentina, que recentemente iniciou a produção do Peugeot 408, receberá o restante do investimento para viabilização da produção da versão hatch do 408, previsto para 2012, e a reestilização da linha C4 da Citroën, também previsto para o próximo ano.

Thiago Vinholes

|