A Peugeot iniciou a semana com uma novidade bem interessante. A fabricante revelou nesta segunda-feira (23) a nova geração do 3008, que traz um conjunto ainda mais interessante.

O crossover teve o projeto amplamente revisto ganhou alguns centímetros a mais no entre-eixos e no comprimento (8 cm). Segundo a Peugeot, isso permitiu um oferecer mais conforto aos passageiros do banco traseiro, que ganharam 2,4 cm de espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, além de 4 mm para os ombros e 3,6 cm para o tronco e cabeça. Já na dianteira, o espaço para os ombros cresceu 1,7 cm. A largura do modelo segue inalterada, com 1,84 m, enquanto a altura foi reduzida em 1,9 cm e agora estaciona nos 1,62 m.

Outra boa notícia é que o porta-malas também cresceu e agora tem capacidade para 520 litros, uma sensível melhora de 90 litros em relação ao 3008 anterior. Com o banco traseiro rebatido a capacidade aumenta para 1.580 litros, algo superior a muita picape por aí. A Peugeot também destaca que passou a utilizar mais aços de Alta e Ultra Alta resistência, além de mais componentes em alumínio, como os braços da suspensão dianteira. Com isso, segundo a Peugeot, foi possível obter não só um ganho em consumo, como também em desempenho e no comportamento dinâmico.

A nova geração do Peugeot 3008 também estreia a evolução do sistema i-Cockpit, conforme havíamos antecipado aqui no AUTOO, que acrescenta mais funcionalidades no que a marca chama de Amplify. Por meio dele é possível variar a intensidade da luz ambiente e as cores do painel (função Sight), controlar os cinco programas de massagens para os bancos (Touch), escolher um perfume fornecido pela famosa grife Scentys and Antoine Lie que é colocado no sistema de climatização (Smell) e regular os ajustes do sistema de som (Hearing).

 
 
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
Peugeot 3008 2017
Peugeot 3008 2017
 
 

Vale destacar que o sistema de som foi concebido pela francesa Focal, que pela primeira vez excuta um trabalho para a indústria automobilística. O conjunto conta com 10 alto-falantes incluindo woofers, subwoofer e tweeters que trabalham em conjunto com um amplificador de 12 canais entregando 515W de potência. Sem dúvida nenhuma é um conjunto digno de carros de categorias superiores.

A central multimídia conta com sistema de navegação integrado em 3D fornecido pela TomTom, mas também é capaz de realizar o espelhamento de smartphones por meio dos softwares Android Auto, para celulares com sistema operacional do Google, e CarPlay, da Apple.

O crossover também ficou bem mais recheado de recursos de segurança. Ele recebeu o monitoramento da distância do carro a frente e também é capaz de realizar uma frenagem de emergência caso o motorista não atue a tempo. Além do recurso, o novo 3008 também conta com os alertas de saída de faixa de rodagem, que atua de forma sonora e visual, e de fadiga, monitorando os sinais do motorista e sugerindo um descanso a cada duas horas de direção em velocidades superiores a 65 km/h.

Completam o excelente pacote de segurança recursos como o farol alto com facho automático, leitor de placas de velocidade, piloto automático adaptativo com função de trânsito, monitoramento de pontos cegos e assistente de estacionamento. O 3008 também oferecerá os sistemas Visiopark1, com uma câmera de 180º na parte traseira, e Visiopark2, que acrescenta a mesma câmera no para-choque dianteiro e permite uma visão de 360º ao redor do modelo. As imagens são exibidas na tela da central multimídia.

Na Europa, o novo 3008 contará em sua versão de entrada com o motor 1.2 turbo e opções de câmbio manual e automático, ambos com 6 marchas. A variante mais potente a gasolina será a 1.6 THP, também turbo, e já oferecida no Brasil com transmissão automática de 6 velocidades. A apresentação ao público ocorrerá em setembro deste ano durante o Salão de Paris, sendo que a chegada ao Brasil deverá ocorrer só a partir de 2017.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |