Simultaneamente com o lançamento da linha reestilizada dos atuais 308 e 408, a Peugeot deve anunciar no Brasil a chegada da nova geração do 308, que começou a ser vendida há pouco tempo no mercado europeu. O novo hatch médio, de acordo com fontes ligadas à marca, deverá ser lançado no País no início do segundo semestre para se posicionar como um modelo “premium” da linha, portanto, acima do 308 atual, que é feito na Argentina.

O novo Peugeot 308 deve ser oferecido por aqui exclusivamente com o motor 1.6 THP, mas em duas versões. A primeira seguirá a mesma linha dos atuais carros turbo da marca, com 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque (por se tratar de um modelo importado, o propulsor não virá em sua versão flex). Já a segunda deve ser mais potente, com cerca de 220 cv. Ambos terão câmbio manual ou automático.

 
 
Novo 308 estreará em Frankfurt Novo 308 estreará em Frankfurt
As rodas com raios em formato de estrela são aro 16 As rodas com raios em formato de estrela são aro 16
A capacidade do porta-malas do 308 subiu para 470 litros A capacidade do porta-malas do 308 subiu para 470 litros
O carro também ficou 140 kg mais leve comparado ao atual O carro também ficou 140 kg mais leve comparado ao atual
Os motores devem usar sistema de injeção modernos e turbo Os motores devem usar sistema de injeção modernos e turbo
O 308 está 4 cm mais curto e 2 cm mais baixo O 308 está 4 cm mais curto e 2 cm mais baixo
Volante e painel de instrumentos ficam separados Volante e painel de instrumentos ficam separados
O cluster também concentra informações do computador de bordo O cluster também concentra informações do computador de bordo
O sistema multimídia é controlado por uma tela sensível ao toque de 9,7 polegadas O sistema multimídia é controlado por uma tela sensível ao toque de 9,7 polegadas
Novo Peugeot 308: por enquanto, apenas importado para o Brasil Novo Peugeot 308: por enquanto, apenas importado para o Brasil
 
 

Quanto aos preços, para realmente dar a ideia de se tratar de um carro mais sofisticado, o 308 europeu deve ser oferecido no Brasil com preços entre R$ 95 mil e R$ 103 mil, fazendo frente as versões mais caras dos atuais hatches médios (principalmente o Volkswagen Golf Highline), deixando o atual Peugeot 308 como um rival para os modelos mais baratos, como Chevrolet Cruze LT e Ford Focus SE.

Para justificar parte desses valores, o novo 308 deve contar ainda com uma lista de equipamentos mais recheada e moderna, com direito a central multimídia com tela de 9,7 polegadas, freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado de duas zonas.

Clientes mais abastados

O novo 308, que conta com uma plataforma mais avançada e estilo que adota o DNA mais recente da marca, virá da França, assim como os primeiros exemplares do 307, seu antecessor. Por isso não é de se esperar grandes volumes de vendas já que os impostos para importá-lo são mais elevados e o nível de sofisticação, elevado, o que se traduz num preço maior.

A opção em importar o 308 de nova geração tem a ver com a nova estratégia da Peugeot, de focar em clientes mais abastados e em produtos mais sofisticados. A marca abriu mão dos grandes volumes de vendas e hoje não tem mais um produto abaixo de R$ 40 mil à venda no Brasil. 

Redação

Redação |